Como emitir NF-e no Rio de Janeiro?
Caso você seja MEI, é importante lembrar que não é possível obter IE (Inscrição Estadual), cupom fiscal e emissão de nota fiscal eletrônica. MEIs no Rio de Janeiro podem optar pela emissão de nota fiscal modelo 2. Para mais informações clique aqui e acesse o SEFAZ do RJ.
Se o seu negócio é voltado para comércio e indústria e gostaria de emitir NF-e no Rio de Janeiro, siga o passo a passo abaixo:
O primeiro passo necessário para você começar a emitir notas fiscais eletrônicas é adquirindo o certificado digital do tipo A1. Com ele é possível “assinar eletronicamente” sua NF-e, além de ser sua garantia de autenticidade. Correios, Serasa e Boa Vista são algumas opções para se conseguir o certificado. Após o pagamento da assinatura, você receberá uma senha para configurá-la em seu computador.
Com o certificado digital válido, acesse o SEFAZ RJ e faça seu cadastro. Ele é necessário para seu credenciamento automático. Este credenciamento passa a ser válido após a notificação da habilitação do CADERJ.
EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos
Observação: O Qipu emite apenas Nota Fiscal de Serviço eletrônica. O tutorial acima serve apenas como guia para emissão de NF-e.