Conhecer as melhores dicas para ser um bom vendedor pode ajudar a alavancar seu negócio e superar os principais desafios da profissão. Para você ter uma ideia, de acordo com a Hubspot, mais de 40% dos vendedores acreditam que prospecção é a parte mais desafiadora do processo de vendas, seguida por fechamento (36%) e qualificação de leads de vendas (22%).
De fato, para prospectar potenciais clientes, é preciso conhecer técnicas e desenvolver habilidades capazes de prender a atenção dos compradores e garantir que eles se interessem pelo produto ou serviço oferecido.
Ao longo deste artigo, você confere 10 dicas para ser um bom vendedor e impressionar seus clientes, seja na fase de prospecção, fechamento ou qualificação de leads.
Boa leitura!
Dicas para ser um bom vendedor
Exercite a comunicação clara e gentil
A primeira dica para ser um bom vendedor não poderia ser outra: dar valor à comunicação.
É muito comum ouvirmos por aí histórias e relatos sobre o poder da “lábia do vendedor”, mas, em muitos casos, os relatos não são positivos.
Isso porque parte da imagem construída e atribuída aos vendedores é a de que “vendem gato por lebre”, usando a oratória como ferramenta de manipulação.
Felizmente, isso vem sendo desconstruído! Por isso, mais do que nunca, uma das mais importantes dicas para ser um bom vendedor é: comunique-se com clareza!
Para você ter uma ideia, este artigo aponta que vendedores que usam palavras colaborativas e gentis (tais como “nós”, “juntos”, “nosso”), tendem a performar até 10 vezes melhor do que aqueles que não o fazem.
Pratique a escuta ativa
Tão importante quanto comunicar de forma clara é saber ouvir as demandas dos clientes. A prática, que pode parecer simples, pode te ajudar a aumentar as vendas e conquistar espaço no mercado .
Isso porque a escuta ativa faz parte das principais expectativas do cliente no que diz respeito à experiência de compra. Aliás, de acordo com esta pesquisa , 69% dos compradores pontua a capacidade de escuta com o principal motivador de uma boa experiência do cliente.
Lance mão de gatilhos mentais
Você já ouviu falar em gatilhos mentais de vendas ? Trata-se de técnicas de persuasão que estimulam determinadas atitudes de forma sutil e, principalmente, mantendo os princípios éticos. Os gatilhos mentais são muito utilizados no marketing , pois despertam, nos potenciais compradores, sensações que os encaminham para a decisão de compra.
Alguns dos mais populares gatilhos mentais são:
- Autoridade;
- Prova social;
- Coerência;
- Escassez;
- Reciprocidade.
Conheça um pouco sobre estes e outros gatilhos mentais de vendas no vídeo abaixo:
Tenha um processo de vendas bem organizado
Uma das mais eficazes dicas para ser um bom vendedor tem a ver com organização de processos. Quando o fluxo de vendas é bem desenhado, o trabalho do vendedor se torna mais fluido.
Veja um exemplo:
se você é um vendedor porta a porta e trabalha sem um processo de vendas bem desenhado, provavelmente viverá dias exaustivos, com muitas visitas e poucos resultados. Em contrapartida, desenhar as etapas do processo de vendas ajuda a criar cronogramas mais eficazes e acompanhar o fluxo de forma efetiva, sem desperdício de tempo e de esforço.
Conheça o produto
Conhecer bem o produto ou serviço vendido também é uma das dicas para ser um bom vendedor. Quando falamos no trabalho como MEI - Microempreendedor Individual , esta etapa ganha em organicidade. Afinal, por ser inteiramente gerido pelo profissional, o negócio acaba se tornando sua maior especialidade.
Entretanto, mesmo quem trabalha em formato MEI pode contar com o apoio de um funcionário . Nesses casos, é fundamental que o colaborador faça treinamentos, atualizações e imersões nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Dessa forma, o discurso de vendas se torna mais natural, convincente e efetivo.
Estude o cliente
Uma das mais importantes dicas para ser um bom vendedor é conhecer o cliente como a palma da mão. Para isso, existem algumas estratégias de apoio que ajudam a desenhar o perfil do consumidor da marca, suas necessidades, ambições e demandas. A principal delas é conhecida como persona.
Uma persona nada mais é do que uma simulação do cliente ideal. Diferente do público-alvo, a persona traz detalhes profundos sobre a personalidade do consumidor. Algumas das informações presentes em um desenho de persona são:
- Nome;
- Idade;
- Profissão;
- Habilidades;
- Hábitos;
- Hobbies;
- Desejos de longo e curto prazo;
- Ambições;
- Dores e frustrações.
Veja abaixo como criar a persona perfeita para o seu negócio:
Observe a concorrência
Para colocar as dicas para ser um bom vendedor em prática, é preciso ter uma visão estratégica do negócio. E um dos elementos-chave desta visão é a análise da concorrência.
Esse exercício pode revelar muitas informações que ajudarão a conduzir os processos de venda, como práticas e gatilhos mentais usados, estratégias de captação mais comuns e até mesmo exemplos do que não fazer.
Por isso, reserve um tempo para monitorar a atuação dos vendedores das empresas concorrentes. Como eles atuam nas redes sociais? Como é feita a divulgação da empresa na internet ?
Faça follow up
Acompanhar os clientes prospectados, bem como os processos de vendas iniciados é uma das mais estratégicas dicas para ser um bom vendedor.
De acordo com o portal Zety, 92% dos profissionais de vendas desistem após a quarta ligação, mas 80% dos clientes em potencial dizem não quatro vezes antes de dizer sim. Entende a importância de um follow up estruturado?
Invista na fidelização
Um bom vendedor não pode estar atento apenas aos processos iniciais da venda. Aliás, o pós-venda vem se consolidando a cada dia como uma etapa tão importante quanto a captação de clientes.
Por isso, dedique-se à fidelização de clientes. Crie uma rotina de follow up mesmo depois do fechamento da compra, invista em remarketing e crie ações de fidelização, como clubes de descontos, promoções especiais para clientes recorrentes e brindes para quem contrata os serviços ou consome os produtos da empresa com frequência.
Use ferramentas de apoio
Último item da nossa lista de dicas para ser um bom vendedor, as ferramentas de apoio são grandes responsáveis pela otimização da performance dos profissionais.
Isso ocorre porque, com a ajuda da tecnologia e dos softwares, é possível agilizar tarefas rotineiras, reduzir a sobrecarga de funções atribuídas aos profissionais e criar novas oportunidades para pensar estrategicamente a relação com os clientes.
O Qipu, por exemplo, é uma ferramenta de apoio para gestão de MEIs e empresas enquadradas no Simples Nacional. Com o Qipu, é possível fazer, por exemplo:
- Declaração Anual no ano da assinatura
- Emissão de boleto de cobrança
- Envio de notificações e lembretes sobre obrigações
- Emissão de NFSe via aplicativo
- Encerramento da MEI
- Alteração de CNAEs dentro dos permitidos pelo SIMEI
- Sincronização de DAS
- Verificação de DAS em dia
- CND - Consulta de pendências tributárias
- Escrituração contábil
Bônus: aprenda sempre!
Para finalizar a lista de dicas para ser um bom vendedor, um bônus especial! Ter a mente aberta para aprender e crescer constantemente na profissão é um dos segredos do sucesso de grandes profissionais da área comercial.
Por isso, busque oportunidades para absorver dicas de empreendedorismo e vendas em filmes, livros, palestras e, claro, em conversas com outros profissionais.
Para te ajudar a completar sua lista de dicas para ser um bom vendedor com esse item-surpresa, temos algumas dicas de leitura!
11 melhores livros para empreendedores
10 Filmes sobre empreendedorismo