3 dicas para controlar sua empresa

3 dicas para controlar sua empresa

Empreender é o terceiro maior sonho dos brasileiros, revelou o relatório Global Entrepreneurship Monitor 2021. E não é para menos. Tornar-se o próprio chefe é uma excelente maneira de ter mais autonomia financeira, flexibilidade de horários, disponibilizar produtos e serviços inovadores no mercado e crescer.

Mas ao contrário do que se imagina, não basta apenas escolher um segmento de mercado e um ponto comercial estratégico para ter um negócio bem-sucedido. Para que a sua empresa tenha longevidade é preciso que você faça uma excelente gestão financeira e contábil do empreendimento, por meio de processos como controle de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, gestão de impostos e muitos outros, considerados essenciais para a sobrevivência de qualquer organização.

Neste artigo você vai conferir 3 dicas para manter a sua empresa sob controle, evitar desperdícios financeiros, aumentar a produtividade e a eficiência operacional do negócio. Acompanhe!

Não misture as contas pessoais com as contas da empresa

Separar as contas pessoais das empresariais é o primeiro passo para quem deseja ter sucesso no mundo dos negócios. Embora essa seja uma prática muito comum entre MEIs, autônomos, freelancers e pequenos empreendedores, ela atrapalha a administração do negócio, dificulta saber se a empresa teve lucro ou prejuízo e a compreensão de onde vem e para onde vai o dinheiro da organização.

Para fugir desse erro, o ideal é que você abra uma conta PJ (Pessoa Jurídica) em um banco, instituição financeira ou fintech para receber as vendas dos seus produtos e/ou serviços. Pague os compromissos financeiros da empresa por essa conta e estipule um valor fixo para transferir para a sua conta PF (pessoa física) como sua remuneração.

Faça um bom controle de fluxo de caixa

O controle de fluxo de caixa diz respeito ao registro, análise e monitoramento das entradas e saídas de dinheiro da empresa. Ao controlar a movimentação financeira do empreendimento, você confere ao seu negócio mais previsibilidade. E isso, por sua vez, ajuda a planejar melhores investimentos, garantir recursos para honrar compromissos financeiros e tomar decisões mais assertivas em prol do desenvolvimento da empresa.

Diante de tamanha importância, você pode até estar pensando que controlar o fluxo de caixa é uma atividade bastante difícil, não é mesmo? Felizmente, isso não é verdade. Inclusive, você pode fazer isso com o auxílio de um app de contabilidade como o Qipu. De forma prática e intuitiva, você controla suas vendas, seus recebimentos, identifica inconsistências de registros, verifica se há pagamentos ou recebimentos pendentes e muitas outras atividades.

Conte com um app contábil completo

Além de uma boa gestão financeira, para ter sucesso um empreendimento também precisa contar com serviços contábeis eficientes. Eles mantêm a sua empresa em dia com os compromissos tributários, deixando a empresa regularizada perante os órgãos fiscais. A boa notícia é que com o Qipu você tem tudo o que precisa para bem administrar a sua empresa, como aplicativo de contabilidade, controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais online, geração de DAS, de fatura, de boleto online e muito mais.

Por que colocar a sua empresa em risco se você pode contar com a tecnologia para controlar a sua empresa onde estiver e quando quiser? Junte-se a mais de 500 mil empreendedores bem-sucedidos que têm o Qipu como braço direito no dia a dia. Baixe o app contábil mais completo do mercado e transforme os processos da sua empresa com apenas alguns cliques.

No items found.