Tudo o que você precisa saber sobre o Auxílio Emergencial de R$ 600 para MEI e como solicitar
O que é o Auxílio Emergencial?
Este auxílio tem por objetivo fornecer uma proteção emergencial neste período de crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19.
Posso receber o Auxílio Emergencial?
Para ter direito ao Auxílio Emergencial do Governo, há alguns pré-requisitos que devem ser seguidos, confira abaixo:
- Ter 18 anos ou mais;
- Não ter emprego formal;
- Não receber benefício assistencial ou do INSS, seguro-desemprego, ou fazer parte de qualquer outro programa de transferência de renda do governo (exceto o Bolsa Família);
- Ter renda familiar de até R$ 522,50 por pessoa ou renda mensal familiar de até R$ 3.135,00;
- Não ter recebido mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2018 – ou seja, ser isento da declaração do IR.
Além dos pré-requisitos, é necessário ter uma das seguintes condições:
- Ser Microempreendedor Individual (MEI);
- Ser Contribuinte Individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social;
- Ser Trabalhador Informal;
- Não ser Agente público, inclusive temporário, nem exercer mandato eletivo.
Como vai funcionar?
O benefício financeiro do Governo será no valor de R$ 600,00 e tem como duração prevista de 3 meses, para até duas pessoas do mesmo núcleo familiar.
Para receber o auxílio, o Microempreendedor ou Trabalhador, deve possuir o CadÚnico, ou Cadastro Único.
Clique aqui e veja neste conteúdo da Nubank como consultar o Cadastro Único
Caso você não possua o CadÚnico, e se enquadre nos pré-requisitos, será necessário um cadastro no portal do Auxílio Emergencial da Caixa.
Confira abaixo o passo a passo para realizar este cadastro.
Passo a passo: como receber o auxílio
O cadastro no Auxílio pode ser feito a partir de duas formas:
- Pelo Site: Clique aqui para acessar;
- Através do Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial que encontra-se disponível para celulares Android e iOS (celular Apple).
Confira o passo a passo para solicitar o benefício através do site:
Passo 1
Acesse a página inicial do site da Caixa Econômica Federal e clique em Realize sua Solicitação
Passo 2
Confira os requisitos necessários para ter direito ao Coronavoucher e clique em Tenho os requisitos, quero continuar
Passo 3
Preencha com os dados como Nome completo, CPF e Data de nascimento.
Passo 4
Faça a validação do seu celular colocando o telefone para contato e o código de verificação que chegará via SMS.
Aguarde o SMS com o código de verificação e clique em continuar.
Passo 5
Valide o código preenchendo-o no campo abaixo.
Passo 6
No campo de Dados complementares, o Trabalhador ou Microempreendedor, deverá preencher com o valor da renda mensal, o ramo de atividade da empresa ou atividade profissional, o estado e cidade de residência.
Após o preenchimento, clique em Continuar.
Passo 7
Em Composição Familiar, será necessário informar a quantidade de membros e os dados das pessoas que moram na residência.
Passo 8
Nesta etapa, você escolhe a forma como receberá o auxílio.
Podendo ser por meio de uma conta já existente ou criar uma Conta Social Digital.
EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos
Passo 9
Confirme os dados fornecidos e clique em Continuar ou Corrigir.
Passo 10
Na última tela, será avisado que o pedido do auxílio emergencial está em análise e você poderá acompanhar através do seu CPF.