Como fazer o controle de gastos de uma empresa?

Como fazer o controle de gastos de uma empresa?

Gerenciar as finanças de uma empresa, independente do seu porte e segmento de atuação, é muito importante para a sobrevivência do negócio em um mercado tão competitivo. 

Uma boa gestão financeira possibilita que o gestor saiba se a empresa está dando lucro ou prejuízo e onde é possível enxugar gastos. Além disso, ajuda a identificar oportunidades e tomar melhores decisões a favor do crescimento da organização.

Se você está querendo organizar as finanças da sua empresa, mas não sabe por onde começar, este artigo certamente será muito útil. Durante a leitura você vai compreender como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente e realizar outros processos gerenciais com praticidade, assertividade, otimização de tempo e economia de custos. Acompanhe!

Como controlar os gastos de uma empresa?

Antes de conhecer as boas práticas para controlar gastos empresariais, é preciso compreender do que eles se tratam exatamente. Na verdade, os gastos representam toda a saída de dinheiro da empresa e se dividem em custos operacionais, despesas e investimentos. 

Em outras palavras, os gastos podem ser representados pelo pagamento do aluguel da empresa, pela folha de funcionários, pelo pagamento das contas de consumo etc. O fato é que independente do tipo de gasto, uma empresa não pode gastar mais do que ganha. 

Isso desestabiliza o caixa, prejudica o pagamento de fornecedores, deixa o negócio mais suscetível a imprevistos financeiros e mais vulnerável diante de crises. Portanto, confira a seguir alguns conselhos para garantir a saúde financeira da sua empresa!

Faça um controle de fluxo de caixa eficiente

O controle de fluxo de caixa diz respeito ao registro, análise e monitoramento da movimentação financeira da empresa. Ou seja, da entrada e saída de dinheiro da empresa em um determinado período. 

Esse, aliás, é o ponto de partida para todo e qualquer empreendedor que deseja organizar as finanças da empresa, pois é possível saber com exatidão de onde o dinheiro vem e para onde ele está indo.

Com o controle de fluxo de caixa a empresa passa a ter mais previsibilidade financeira e o gestor pode se antecipar a imprevistos. Além disso, ele consegue identificar possíveis fraudes, furtos e pode planejar os melhores investimentos a favor do crescimento do negócio.

Corte os gastos desnecessários

Após conseguir fazer o controle de fluxo de caixa, o gestor consegue ter uma visão panorâmica da saúde financeira da empresa. A partir disso, fica mais fácil identificar quais contas estão consumindo mais recursos financeiros e se é possível cortar gastos desnecessários para economizar.

Classifique as despesas da empresa

Classificar as despesas em custos, despesas e investimentos é muito importante. Criar um plano de contas adaptado para as necessidades da sua empresa vai permitir que você tenha uma visão panorâmica de todo o negócio, compreendendo quais setores geram mais receitas e quais gastam mais.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Você até pode controlar os gastos da sua empresa em planilhas eletrônicas, não há nada de errado nisso. O problema é que fazer um controle de fluxo de caixa usando esse método toma um tempo precioso dos colaboradores e ainda exige conhecimento especializado sobre fórmulas e funções complexas.

O que fazer então? Investir em um aplicativo de gestão contábil pode ser uma excelente estratégia para ter mais produtividade, diminuir os erros, ter mais eficiência operacional e redução de custos. O app Qipu, por exemplo, reúne em um único lugar várias ferramentas integradas para você gerenciar a sua empresa com apenas alguns cliques.

Contrate um serviço de contabilidade online

Se tudo o que pontuamos até aqui te pareceu um grande desafio, você também pode contar com serviços de contabilidade online. Com o auxílio de profissionais especializados você garante a saúde financeira da sua empresa e a deixa em dia com as obrigações contábeis, fiscais e tributárias.

A contabilidade online da Qipu é digital, completa, moderna e descomplicada e pode te ajudar em todos os processos da sua empresa, da abertura ao desenvolvimento do negócio. Conheça nossos planos e seja o próximo case de sucesso do mercado.

No items found.