Fidelização de clientes
Só quem tem um negócio sabe o quão importante é a fidelização de clientes. Afinal, sem este público a sua empresa não vai para a frente.
Com o passar do tempo foram feitos muitos estudos para entender como impactar clientes da melhor forma, mas por mais que essas informações sejam úteis, você precisa ter em mente que a sua clientela, assim como o mercado, estão em constante mudança. Hoje em dia para manter um cliente é necessário unir qualidade, originalidade, atendimento exemplar e claro, um preço justo.
Sabemos que às vezes você pode se perder entre suas estratégias, mas não se preocupe. A seguir você confere quatro dicas que vão te ajudar a entender como fidelizar clientes.
Conheça o seu cliente:
Independente do seu tipo de produto ou serviço, conhecer o seu público-alvo é essencial para que você consiga bolar a melhor forma de chamar a atenção do seu possível cliente. Além disso, você pode refletir sobre os seus diferenciais, porque a verdade é que o seu produto precisa atender ao cliente e seu estilo de vida.
Pense sempre nessa sigla “POQ”: por que, onde e quem. Por que você está focando neste público? Onde essas pessoas estão inseridas? Quem são essas pessoas e do que elas gostam? As respostas para estas perguntas precisam estar na ponta da língua.
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Foque no atendimento diferenciado:
O atendimento é um dos atributos que difere a sua empresa de outras. Você precisa prestar atenção no que você responde para o seus clientes e na forma como isso é feito.
Apesar de vivermos em um mundo imediatista, onde tudo é feito rapidamente, o seu cliente quer respostas completas e que consigam resolver os problemas que ele possua com o seu produto ou serviço. Uma forma fácil de melhorar o atendimento é analisar quais são as principais dúvidas existentes, desta forma você cria respostas ricas e ganha tempo para se dedicar a outras tarefas.
Utilize a técnica do feedback:
Acredite, os seus clientes têm muito para te dizer. Separar um tempo para realizar pesquisas é uma maneira simples de adquirir um conhecimento mais amplo sobre como as pessoas estão vendo o seu produto ou serviço.
Será que a mensagem que você tenta passar está sendo percebida por eles? Será que eles realmente enxergam valor no seu produto e estão satisfeitos com a sua empresa? Realizar uma pesquisa e analisar os feedbacks te dará essa e outras respostas, basta saber o que perguntar.
A internet está aqui para ajudar:
A forma mais simples de propagar a sua marca é através da internet. Com ela você pode desenvolver uma página no Facebook ou até criar contas no Twitter e Instagram. A rede social que você escolher varia muito conforme o seu público-alvo (geralmente o Facebook é uma boa opção), mas uma coisa é certa: você precisa se posicionar em algum lugar.
Com a internet você pode comunicar informações sobre os seus serviços e produtos, realizar campanhas e fazer com que a sua empresa fique cada vez mais conhecida. Se você quiser se aventurar no design e deixar sua marca com a sua cara nas redes sociais, você pode utilizar o CANVA, um site gratuito voltado para criação de materiais gráficos.