Como ser freelancer na internet e dizer tchau para seu patrão!

Como ser freelancer na internet e dizer tchau para seu patrão!

Cansado de trabalhar para os outros? Tem o sonho de enfrentar os desafios do empreendedorismo e ser o dono do próprio nariz (e do próprio negócio), mas não sabe como arrumar clientes?

Se você se identificou com esses questionamentos saiba que a transformação digital vêm trazendo oportunidades incríveis para quem sabe fazer bem algum trabalho que ama e deseja ser um profissional por conta própria.

Neste post você vai descobrir como ser freelancer pela internet, vai conhecer 4 sites que oferecem excelentes oportunidades, além de dicas de como regularizar sua empresa para ganhar ainda mais.

Pronto para dar o primeiro passo rumo a uma nova realidade profissional em sua vida? Então, boa leitura!

Leia também: Como trabalhar como PJ: passo a passo prático e objetivo

Como ser freelancer na internet, afinal?

Quer saber como ser freelancer na internet?O primeiro passo é definir exatamente aquilo que sabe e deseja fazer.E existem oportunidades para todos os gostos! Não importa se você tem um curso superior ou não. É possível encontrar na internet diversos sites especializados em conectar pessoas que querem prestar um serviço como freelancer e empresas (ou mesmo pessoas) que precisam desse serviço.Assim, de programadores de computador a eletricistas, de faxineiros a redatores, de designers a pintores, tem oportunidade para todo mundo!Esses sites seguem uma tendência chamada de crowdsourcing. Você sabe o que é isso? Bom, nem precisa saber para descobrir como ser freelancer na internet. Mas por que não conhecer mais a fundo esse termo? Vamos lá?

Veja também: Porque formalizar microempreendedor individual MEI?

O que é crowdsourcing?

Trata-se de uma expressão da língua inglesa que reúne duas palavras:

  • Crow = multidão
  • Sourcing = fornecimento de recursos

Ora, agora fica fácil entender o que é crowdsourcing. Trata-se de uma maneira de fornecer uma grande quantidade de opções de um determinado recurso para alguém que precisa dele.No caso, esses recursos são os profissionais.Assim, sites de crowdsourcing permitem que profissionais freelancers se cadastrem, coloquem seus currículos e trabalhos para análise e sejam chamados para trabalhar para pessoas e empresas.É uma excelente oportunidade de como ser freelancer pela internet.Por isso, selecionamos 5 deles, para que você possa conhecê-los e escolher quais são os mais indicados para o seu perfil profissional.

Leia mais: Aumente seus lucros se formalizando como MEI

5 sites para quem quer trabalhar como freelancer na internet

1. Getninjas

Aulas particulares, assistência técnica, eventos, moda e beleza, reformas, serviços domésticos e até consultorias empresariais estão disponíveis para contratação neste site.Por isso, se você é um profissional dessas ou de muitas outras áreas pode aproveitar o Getninjas para divulgar seus serviços e conseguir muitos clientes.O Getninja tem em média 2 milhões e 800 mil serviços solicitados por ano. Isso significa que 240 mil clientes procuram profissionais no site por mês. Que, aliás, já pagou 450 milhões de Reais para os profissionais cadastrados. É ou não é uma excelente oportunidade de como ser freelancer na internet?Então, não perca mais tempo.

Quer conhecer mais detalhes? Então, confira este vídeo:


EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos


2. Encontre um Nerd

Outro site que oferece oportunidades para quem quer se tornar freelancer na internet, o Encontre um Nerd é focado na área de tecnologia.Assim, se você é um profissional de TI capacitado para prestar suporte de informática, instalação de infraestrutura de rede, resolver problemas de conectividade, configuração e instalação de dispositivos, entre outros, precisa conhecer o Encontre um Nerd.Além de não ter patrão, você é quem define seus horários. Isto é: você só trabalha na hora que for mais interessante para você.

Assista também ao vídeo:


3. Workana

A área criativa é uma das que mais conta com sites para quem deseja trabalhar como freelancer.E o Workana é um dos mais tradicionais sites para quem quer trabalhar como design para internet, consultoria de SEO, desenvolvimento de aplicativos, campanhas de publicidade, redação e até marketing e vendas.São mais de um milhão e 700 mil freelancers cadastrados. Por que não se tornar um deles?

Confira estas dicas de como usar o Workana:


4. 99 Freelas

Um site semelhante ao Workana, o 99 Freelas também é uma excelente oportunidade para web designers, redatores, programadores, profissionais de SEO, videomakers e outros.Ele conta com mais de meio milhão de freelancers cadastrados e já pagou 4 milhões de reais a esses profissionais.

E aí? Gostou destes sites? Ficou claro para você como ser um freelancer na internet?Não se esqueça que para prestar serviços profissionais é necessário emitir notas fiscais e se formalizar.E se tornar MEI - Microempreendedor Individual, é bem mais fácil do que você imagina.

Baixe nosso e-book gratuito e saiba tudo que você precisa saber para se tornar um MEI: Guia Completo para MEI