Contabilidade em tempos de crise: como uma consultoria especializada pode ajudar o seu negócio a superar momentos difíceis

Contabilidade em tempos de crise: como uma consultoria especializada pode ajudar o seu negócio a superar momentos difíceis


Em tempos de crise, é comum que alguns empresários se sintam inseguros, ansiosos e desnorteados e, por isso, acabem agindo por impulso. Para evitar que isso aconteça, um profissional de contabilidade pode ser um forte aliado, evitando tomadas de decisão erradas.

Por meio da contabilidade, é possível prever cenários, planejar ações e melhorar uma série de processos organizacionais com base em informações fornecidas pela própria empresa.

Assim, fica mais fácil identificar oportunidades e encontrar soluções para enfrentamento de períodos mais difíceis e conturbados como este em que estamos vivendo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar como a contabilidade em tempos de crise pode ajudar o seu negócio.

Continue a leitura e saiba por que vale a pena investir na contratação desse tipo de serviço especializado para a sua empresa.

Leia também: Economia fraca, desemprego e novo coronavírus: afinal, é possível empreender na crise

Por que a contabilidade em tempos de crise é importante?

A contabilidade trata das movimentações financeiras de uma empresa, da gestão de seu patrimônio e do cumprimento de todas as obrigações fiscais e tributárias. Dito isso, já começa a ficar clara a importância da contabilidade em tempos de crise.Ela é um dos pontos mais importantes para manter em dia a saúde financeira de uma organização. Por meio da análise de fatos contábeis, fica mais fácil encontrar os melhores caminhos para conduzir o negócio pensando a curto, médio e longo prazo.A contabilidade zela pelo equilíbrio econômico da empresa. E uma das formas com que isso é feito é através da criação de um planejamento tributário e financeiro, além das diversas análises e projeções que vão orientar as tomadas de decisão em momentos de crise.

Veja mais: Ideias para empreender na crise: 8 dicas para garantir uma fonte de renda em tempos difíceis

Como a consultoria de contabilidade online pode ajudar a sua empresa durante a crise?

A contabilidade online é uma modalidade em que as empresas podem ter acesso a esse tipo de consultoria de maneira remota. Todas as interações com o contador e as trocas de informações contábeis são feitas por meio de uma plataforma virtual.Essa é uma opção economicamente mais vantajosa, principalmente para empresas que estão passando por dificuldades financeiras durante esse momento de crise.Mas como a consultoria de contabilidade online pode ajudar a sua empresa?

1 - Diagnóstico organizacional

Em tempos de crise, a primeira coisa que o consultor contábil vai fazer para ajudar o seu negócio é um diagnóstico organizacional.A intenção é entender o atual momento em que a sua empresa se encontra, suas principais fragilidades e também seus pontos fortes.A partir disso, o contador terá acesso a dados e informações de contábeis e financeiros de extremo valor para o enfrentamento efetivo da crise pela qual a empresa está passando.

2 - Planejamento tributário e financeiro

Conforme já mencionamos anteriormente, outra importância da contabilidade em tempos de crise se refere a elaboração de planejamentos tributários e financeiro.Isso também pode ser feito por uma consultoria contábil online. Com base nas informações coletadas no diagnóstico organizacional, o profissional especializado em contabilidade te ajudará na construção de uma plano para os próximos meses nessas áreas estratégicas.Na prática, isso significa:

  • projetar receitas e despesas;
  • sugerir ações para minimizar gastos;
  • fazer análises aprofundadas sobre o fluxo de caixa;
  • estabelecer prioridades para pagamentos;
  • renegociar prazos.
  • Entre outras tarefas.

3 - Orientação sobre pedidos de crédito

É comum que, durante uma crise, empreendedores precisem recorrer a linhas de crédito para honrar certos compromissos financeiros, como pagamentos de salários e outras despesas fixas.Nesse caso, a contabilidade online pode ajudar orientando o gestor sobre as melhores opções de crédito e o que observar antes de contratar um empréstimo.Assim, evita-se que a empresa se complique ainda mais financeiramente e não consiga se manter durante a crise.

Leia também em nosso blog:

4 - Orientação sobre questões trabalhistas

Outro triste sintoma de uma crise são as demissões de colaboradores ou as mudanças forçadas nas rotinas de trabalho.Tendo isso em vista, a contabilidade online também fornece orientações sobre como o empresário deve proceder no que se refere a questões trabalhistas.O contador vai sugerir, por exemplo, se há mesmo necessidades de demissões, ou se é possível determinar férias coletivas ou remanejar funcionários, por exemplo. Tudo, claro, feito de acordo com as legislações vigentes.Uma contabilidade online pode ajudar, você, por exemplo, a fazer sua declaração anual de MEI.Veja como neste webinário:


Ficou claro como a contabilidade em tempos de crise pode ajudar o seu negócio? Invista nesse serviço especializado para atravessar esse e futuros momentos difíceis.

Saiba mais: Entenda a importância da contabilidade para sua empresa ser um sucesso!

Se você quer saber mais dicas de contabilidade para usar em tempos de crise, baixe nosso e-book gratuito: Dicionário de Contabilidade