Desvantagens da contabilidade online: 4 aspectos a serem considerados antes de contratar esse serviço

Desvantagens da contabilidade online: 4 aspectos a serem considerados antes de contratar esse serviço

O setor de contabilidade é mais um que não conseguiu escapar das transformações promovidas pelos avanços tecnológicos e da transformação digital. Como alternativa ao modelo tradicional, surgiu, no início desta última década, a contabilidade online.

Ela, que chegou de um jeito modesto, vem conquistando cada vez mais adeptos, em especial os pequenos e médios empreendedores. Afinal, a inovação tecnológica é uma das medidas mais importantes que as empresas devem adotar para se manterem sempre competitivas.

A contabilidade online traz como principais promessas a praticidade, a agilidade, a redução da burocracia, a diminuição dos custos com esse tipo de serviço e a segurança de dados e informações sensíveis do negócio.

Mas será mesmo que vale a pena investir nessa modalidade? Quais as limitações desse tipo de serviço?

Continue a leitura deste artigo para entender melhor como funciona e quais as principais desvantagens da contabilidade online. Dessa forma, poderá procurar empresas de contabilidade online que de alguma forma estão atentas a essas dificuldades.

Leia também: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

Contabilidade online: o que é e como funciona?

A contabilidade online é uma forma de prestar serviços contábeis totalmente em ambiente digital e com acesso à internet. Ela tem como objetivo atender as necessidades de empresas que buscam maior agilidade e praticidade para lidar com suas rotinas de contabilidade.

Por meio de um plataforma digital, todos os documentos e demais informações relevantes para a contabilidade ficam armazenados na nuvem, digitalizados. Somente o empresário, o contador e outras pessoas autorizadas têm acesso a esse ambiente virtual.

Na contabilidade online, toda a comunicação entre o empresário e seu contador é feita à distância, sem necessidade de encontros presenciais, o que evita deslocamentos e reuniões demoradas e improdutivas. Além disso, várias tarefas são automatizadas, como o envio de documentos, a emissão de notas fiscais, a apuração de tributos, etc.

Isso contribui para que a empresa contratante mantenha-se em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, o que faz muito bem para a produtividade e sustentabilidade do negócio.

Mas, afinal, essa modalidade é mesmo a solução ideal para o seu negócio? Será que um contador online é, de fato, a forma mais adequada de lidar com os assunto contábeis da sua empresa?

Veja mais: Contabilidade online vale a pena? É confiável?

Confira este vídeo com mais informações sobre a contabilidade online:

4 desvantagens da contabilidade online

Como você já deve saber, a contabilidade é um aspecto essencial para qualquer negócio. O empreendedor que negligencia essa parte importante da gestão empresarial está propenso a ver a sua empresa fracassar.

Uma solução mais em conta, prática e ágil que muitos empreendedores têm encontrado para se manter em dia com suas obrigações contábeis é o serviço de contabilidade online.

No entanto, essa modalidade pode apresentar algumas limitações que precisam ser consideradas antes de contratar esse tipo de serviço.

Confira a seguir as 4 principais desvantagens da contabilidade online e veja se a empresa que está pensando em contratar para isso está preparada para superar esses desafios.

1 - Pouca pessoalidade

Uma das principais desvantagens da contabilidade online é a pouca ou nenhuma pessoalidade na relação entre o empresário e o contador.

Como tudo é feita de maneira remota, pode ser que o contratante desse tipo de serviço sinta falta de uma proximidade maior, do famoso “olho no olho”, mesmo que haja a possibilidade de fazer videochamadas.

Ao contratar esse tipo de serviço, o contato pessoal é muito levado em consideração.

Banner Qipu

2 - Ambiente 100% virtual

A maior virtude da contabilidade online também pode ser vista como um grande defeito.

Para quem não está acostumado a lidar com recursos tecnológicos e com o ambiente totalmente virtual, essa modalidade de serviços contábeis acaba não sendo considerada uma boa alternativa.

Muitos empresários ainda não se sentem seguros e confortáveis em enviar dados importantes pela internet e armazenar seus documentos na nuvem. Isso faz com que a preferência dessas pessoas acabe indo em direção à contabilidade tradicional.

3 - Dificuldade para lidar com grande complexidade fiscal

A contabilidade digital não costuma ser indicada para empresas de grande porte e de alta complexidade fiscal. Casos assim necessitam de um acompanhamento mais de perto e requer do contador uma postura mais consultiva, que vá além das tarefas mais burocráticas (que, por sinal, são muitas).

No modelo tradicional de contabilidade, o contador tem maiores condições de de oferecer soluções estratégicas a empresas com processos tributários mais complexos.

4 - Pouca especialização

Na contabilidade online, há pouca especialização em modelos de negócio específicos.

Em contrapartida, há escritórios físicos de contabilidade que são especializados em empresas de diferentes tipos e áreas de atuação. Isso pode fazer toda a diferença caso você queira uma assessoria mais específica e experiente.

Essas foram as principais desvantagens da contabilidade online. Antes de escolher contratar esse tipo de serviço, avalie as suas necessidades atuais e veja se a contabilidade online as atenderia.

O que o Qipu pode fazer para superar esses desafios?

Veja detalhes referentes a cada um dos pontos assinalados:

  • Um canal direto com o cliente, via fone e e-mail, além de um chat, está a sua disposição.
  • O Qipu tem um sistema bastante intuitivo e fácil de usar, além de extremamente seguro, dando mais confiança aos seus usuários.
  • No Qipu quem cuida de sua empresa são todos contadores formados, extremamente competentes.
  • O Qipu é especializado em pequenas empresas, como ME e empresas optantes pelo Simples Nacional.
Saiba mais: Contabilidade Online X Contabilidade Tradicional: qual usar?

Junte-se à mais de 400 mil clientes que já usam o Qipu e aproveite a contabilidade online mais completa, barata e descomplicada do mercado.