A importância do atendimento ao cliente para micro e pequenas empresas
Nos últimos anos, o número de micro e pequenas empresas tem crescido consideravelmente. Com as incertezas do mercado brasileiro, muitos funcionários de empresas decidiram apostar em negócios próprios. Se tornar um empreendedor traz consigo muitas preocupações, entre elas o atendimento ao cliente.
Segundo dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), em 2020, foram abertas 626.883 micro e pequenas empresas em todo país. Se tornar um empreendedor traz na bagagem muitas responsabilidades. Dirigir uma empresa é uma construção e existem partes importantes dentro desse processo.
Logo de início podemos pensar em como cuidar da área financeira, realizar melhorias no produto e até como serão feitas as vendas. Todas as partes colaboram para o sucesso da empresa, porém, devemos pensar com carinho no atendimento ao cliente, já que essa área tem importância vital para o bom funcionamento da sua empresa.
O atendimento e o relacionamento com o cliente
Com as redes sociais o processo de criar e divulgar uma empresa tornou-se mais acessível. Quem nunca procurou por um produto na internet e depois recebeu centenas de opções do mesmo em lojas diferentes? Pois é, a internet nos trouxe essa possibilidade de ampliar o leque na hora de uma escolha.
Entretanto, essa variedade oferecida aos consumidores fez com que eles se tornassem ainda mais exigentes. Os clientes pesquisam muito antes de realmente concretizar uma compra. Diante desse cenário, é preciso chamar a atenção do cliente.
Quando a sua empresa se dedica a oferecer um bom atendimento ao cliente ela se destaca no mercado. Seus clientes passam a confiar nos seus produtos e serviços e fazem um marketing boca a boca do seu negócio.
Por que atender bem em micro e pequenas empresas?
Um bom atendimento ao cliente já é exigido há muitos anos, desde o consumidor 3.0. Porém, ainda não é assim que acontece em todas empresas, por isso, podemos dizer que o atendimento é sim um fato decisivo na hora de fechar uma compra. Esse processo de atendimento de qualidade colabora para que a jornada do consumidor dentro da sua empresa seja extremamente agradável.
Criar um relacionamento com o cliente é fazer com que ele seja por muito mais tempo um parceiro do seu negócio. Mas você pode se perguntar, “A minha empresa é pequena, isso pode funcionar também?”, e a resposta é SIM. Independente do tamanho da empresa, ter um atendimento de qualidade é essencial. Veja algumas dicas para elevar o nível do atendimento ao cliente na sua empresa.
Como atender em micro e pequenas empresas
Tenha opções de canais de atendimento
Faça uma análise ou uma pesquisa para entender quais os canais mais utilizados pelos seus clientes. As redes sociais, por serem gratuitas, são uma ótima opção para um atendimento rápido e prático.O WhatsApp Business, por exemplo, é uma opção comercial gratuita do já famoso aplicativo de mensagens instantâneas. Ele permite que você faça um catálogo de produtos e te apresenta estatísticas referentes a sua comunicação com o cliente. Além disso, a fim de deixar o atendimento otimizado, você pode criar respostas rápidas que servirão como atalho para seus clientes.
Tenha um atendimento alinhado
Mesmo que seu time seja pequeno, faça um treinamento completo. Conte ao time qual a missão, visão e valores da empresa e quais seus principais objetivos. Isso fará com que toda equipe esteja na mesma sintonia na hora de conversar com o cliente.
Além disso, é importante alinhar as dúvidas mais recebidas referentes ao seu produto. Muitas empresas têm problemas no setor de trocas, então, que tal dar uma atenção especial a estes questionamentos? Com elas em mãos, é muito mais fácil para a equipe de atendimento resolver as dúvidas dos clientes de maneira objetiva e rápida.
Valorize seus consumidores antigos
Quando as empresas querem conquistar um novo cliente elas oferecem promoções, descontos etc, mas e os antigos? Manter um relacionamento com o cliente exige atenção e cuidado por parte da empresa.
Busque encontrar promoções e oportunidades também para os clientes antigos, assim, mantendo em dia a relação entre cliente e empresa.
Faça pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação são uma ótima maneira de entender como o consumidor se sente em relação ao seu produto ou serviço. Elas costumam trazer diversos insights sobre melhorias ou investimentos a serem feitos.
Se o seu negócio não estiver funcionando pessoalmente, as pesquisas podem ser feitas on-line. Existem algumas ferramentas, como o Google Formulários, que possibilitam realizar pesquisas gratuitas. Você pode incluir perguntas como “Todas as suas dúvidas foram respondidas?”, “Como você avalia o atendimento da empresa?”. Não se esqueça de adaptá-las de acordo com o seu objetivo.
Seja em micro, pequenas, médias ou grandes empresas, o atendimento ao cliente sempre será uma base fundamental dentro de um negócio. Isso porque o atendimento contribui diretamente para o relacionamento do cliente dentro da empresa.
Neste post apresentamos algumas dicas que já podem começar a ser aplicadas. Mesmo com um orçamento menor, é importante apostar em ferramentas e opções acessíveis que façam com que o seu negócio ofereça um atendimento de qualidade ao cliente.
Este artigo foi escrito pela NeoAssist, uma solução omnichannel para otimizar o atendimento da sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes.