Inbound Marketing para pequenas empresas: um guia sobre o que é, quais as vantagens e como implementar no seu modelo de negócio

Inbound Marketing para pequenas empresas: um guia sobre o que é, quais as vantagens e como implementar no seu modelo de negócio

Você já ouviu falar em Inbound Marketing para pequenas empresas?

Para que um modelo de negócio possa se desenvolver e conquistar mais clientes, é necessário implementar ações cujo objetivo é promover a imagem e as soluções que a empresa oferece e firmar um posicionamento.

Nesse sentido, existem as estratégias de marketing. Quando bem aplicadas, elas podem ajudar a divulgar corretamente seus produtos e serviços, desenvolver um relacionamento com o público-alvo e passar a ser considerada como uma opção para os consumidores.

E uma vertente do marketing que vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos é o Inbound, considerado como uma alternativa mais acessível ao marketing tradicional.

Para esclarecer esse assunto, elaboramos aqui um guia com tudo o que você precisa saber sobre Inbound Marketing e como ele pode ajudar as micro e pequenas empresas a alavancar o desempenho.

Nos parágrafos a seguir, você vai conferir também algumas dicas e estratégias essenciais de Inbound Marketing para usar na sua empresa.

Leia também: 6 dicas de marketing digital para pequena empresa: turbine seu negócio na rede!

O que é Inbound Marketing para pequenas empresas?

O Inbound Marketing se refere a um conjunto de estratégias que visam atrair novas oportunidades de negócio. Trata-se de uma abordagem em que o potencial cliente chega voluntariamente até a empresa pois está interessado nas soluções que ela oferece.

Diferentemente do Outbound Marketing, ou marketing tradicional, a marca não “interrompe” o prospect com inserções publicitárias, por exemplo. Em vez de ir ativamente ao cliente em potencial, a marca faz com que ele a encontre.

Nas técnicas de Inbound, o foco está em gerar um interesse espontâneo pelo produto ou serviço comercializado, desenvolver um relacionamento qualificar o prospect e oferecer o que ele precisa no momento mais adequado.

Veja mais: As 10 táticas de marketing para MEI que vão fazer de seu negócio um sucesso

Entenda melhor o que é inbound marketing assistindo a este vídeo do Viver de Blog:


Quais as vantagens do Inbound Marketing para pequenas empresas?

Empresas de pequeno porte que investem nas estratégias de Inbound Marketing passam a ter acesso a uma série de vantagens.

A primeira delas se refere ao custo das ações do também chamado marketing de atração. É muito mais barato investir em Inbound do que nas estratégias mais tradicionais para adquirir novos clientes e divulgar a marca para determinado público-alvo.

Além disso, o Inbound Marketing favorece a geração de leads qualificados, com maior chance de “fit” com as soluções que a empresa comercializa.

Também vale a pena citar como vantagem o maior potencial que as estratégias de Inbound têm para fidelizar os clientes e posicionar a empresa como autoridade no mercado.

No Inbound Marketing, é mais fácil segmentar o público e, a partir disso, direcionar os esforços de maneira mais assertiva e menos dispersa do que no marketing tradicional.

Por fim, enfrenta-se menos dificuldade para mensurar os resultados das campanhas de Inbound.

3 dicas de como implementar o Inbound Marketing para pequenas empresas

Pequenas empresas que querem fazer uso do Inbound Marketing precisam seguir algumas práticas essenciais para que as estratégias sejam adotadas de forma bem sucedida. Veja abaixo quais são elas:

1  - Defina as buyer personas do seu modelo de negócio

Conhecer o público-alvo da sua empresa é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Mas mais importante ainda é ter buyer personas bem definidas.

Tratam-se de perfis fictícios daquilo que você consideraria clientes ideias para o seu modelo de negócio. Assim, todas as ações devem ser implementadas tendo essas personas em mente.

2 - Saiba em que canais encontrar as suas personas

É importante também que você saiba quais canais as buyer personas estão. Identifique as mídias que elas mais consomem e marque presença nesses espaços.

3 - Desenvolva um blog corporativo e atue nas mídias sociais

Um dos canais mais usados para atrair o público para o site de sua empresa são os blogs corporativos.

Crie um para seu negócio, em nível profissional  e muito bem estruturado. Além disso, mantenha perfis e páginas nas principais mídias sociais usadas por seu público-alvo.

4 - Crie conteúdos relevantes para essas personas

Você precisa criar 2 tipos de conteúdo.

O primeiro são os posts para seu blog, baseados em temas que se relacionam com as palavras-chave mais usadas por seu público-alvo em buscas na internet.

O segundo são os chamados materiais ricos, como e-books, infográficos, vídeos e outros.  

5 - Crie as páginas de captura de leads

Ao ler seus posts em blogs e até em mídias sociais, seus clientes podem se interessar por alguns assuntos mais específicos, é nessa hora que você oferece os materiais ricos para eles.

Assim, são direcionados para as chamadas páginas de captura, onde são convidados a preencher alguns dados, como e-mail e telefone, em troca de poderem acessar os materiais ricos.

6 - Envie mais conteúdos relevantes via e-mail marketing

Depois de contar com os dados dos clientes, você poderá nutri-los com mais conteúdos relevantes, via e-mail marketing, cultivando um relacionamento com eles até o momento em que achar conveniente fazer uma aproximação mais direta por meio da equipe de vendas.

Estratégias de Inbound Marketing para pequenas empresas

Dentre as principais estratégias de Inbound Marketing que você pode implementar na sua empresa, destacam-se:

  • Produção de conteúdo relevante para o blog da empresa;
  • Técnicas para otimizar a busca por seus conteúdos (SEO);
  • Envio de e-mail marketing com ofertas e conteúdos personalizados;
  • Campanhas para engajamento nas redes sociais.

Bom, agora que você já sabe o que é Inbound Marketing para pequenas empresas e os benefícios que essa abordagem oferece, que tal implementar no seu modelo de negócio?

Veja também:14 dicas de marketing para pequenas empresas: impulsione seu negócio

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