Os segredos do marketing nas redes sociais para o sucesso do seu negócio!
Apostar no marketing nas redes sociais é uma estratégia que pode trazer ótimos resultados em vendas online. Porém, para que isso seja possível, é necessário dedicar tempo para criar um planejamento, conhecer o seu público e identificar as ações que podem trazer bons retornos.
Neste artigo, abordaremos esse assunto com mais detalhes, mostrando a importância das redes para as empresas e listando algumas boas práticas que podem ajudar. Continue a leitura para saber mais!
O que é marketing nas redes sociais
Marketing nas redes sociais envolve um conjunto de estratégias, adotadas nessas mídias, voltadas para promover empresas, marcas, produtos e serviços. Trata-se de uma excelente maneira de incluir o negócio no ambiente digital e alcançar um público ainda maior.
As empresas também podem optar por explorar essas plataformas ainda mais para criar e manter relacionamento com seu público, tornar-se autoridade no nicho de atuação e até mesmo disponibilizá-las como mais um canal de atendimento.
Por que ele é tão importante
O número de usuários nas redes sociais cresce cada vez mais. Com isso, as empresas percebem uma grande oportunidade de se aproximar do público e criam estratégias para marcar presença nessas plataformas.
Isso acaba sendo benéfico para outras empresas, que têm oportunidade de se conectar com potenciais parceiros de negócios.
Então, mesmo se a sua ideia for estabelecer relações B2B, saiba que o marketing nas redes sociais também vai ajudar nesse objetivo — e não apenas aqueles que querem alcançar o consumidor final.
Como escolher as redes sociais adequadas para o seu negócio
Escolher as redes sociais adequadas para divulgar a sua empresa é parte fundamental para se ter sucesso no ambiente digital. Isso porque a sua empresa precisa manter perfis onde o seu público está. Então, nesse caso, quantidade não é sinônimo de qualidade.
Isso é ainda mais importante quando falamos de relações entre empresas. Se formos parar para pensar, é muito mais provável que você consiga bons contatos no LinkedIn do que no Tik Tok — que é uma rede social com um perfil mais jovem e descontraído —, não acha?
Por isso, é muito importante entender melhor o seu nicho, identificar o perfil do seu público-alvo e analisar onde ele está presente.
A partir daí, fica mais fácil definir em quais redes sociais faz mais sentido estar presente e começar a definir qual será a estratégia de atuação em cada uma delas.
Melhores práticas do marketing nas redes sociais
Conhecer boas práticas de marketing nas redes sociais é algo que pode ajudar você a começar com o pé direito e alcançar resultados satisfatórios. Só não se esqueça que eles não serão imediatos. Esse trabalho online requer bastante consistência.
A seguir, listamos algumas dessas práticas que podem ser adotadas e explicamos como cada uma delas contribui.
Conheça o seu público
Antes de tudo, é necessário definir qual é o público que você deseja alcançar. Mesmo que você seja uma empresa buscando outras empresas para parcerias de negócios, não se esqueça de identificar quem são os principais decisores dessas organizações.
É com eles que você vai falar e, portanto, a comunicação deve ser direcionada a eles. Conheça as dores, saiba como seus produtos ou serviços vão ajudar a solucioná-las e descubra como chegar aos responsáveis.
Não falar apenas dos produtos e serviços
Uma das grandes vantagens do marketing nas redes sociais é a possibilidade de criar e manter relacionamentos duradouros com a sua audiência. Todavia, para isso, é necessário investir em conteúdos de qualidade e que vão muito além de publicações sobre produtos e serviços.
A regra de Pareto — também chamada de 80/20 — ajuda a definir a distribuição dos posts.
O ideal é que 80% dos conteúdos sejam informativos, descontraídos, entre outros, enquanto apenas 20% sejam como objetivo de vender.
Um calendário editorial vai ajudar você a se organizar, planejar os conteúdos e fazer a distribuição adequada dos posts. Sem contar que ele ajuda a controlar a data certa de cada conteúdo e evitar que você se esqueça de subi-lo para as redes — caso ainda não conte com uma plataforma que permita fazer o agendamento e a publicação automática.
Apostar um pouco na descontração
Dependendo do seu ramo de atuação e as redes sociais que você utiliza, não tenha medo de adotar uma linguagem mais descontraída em suas publicações. Isso ajuda a aumentar a proximidade com a sua audiência e torna o perfil ainda mais interessante de seguir.
Ainda que o seu ramo de atuação demande uma linguagem mais formal, as redes sociais podem usar uma comunicação mais leve sem ter que ser, necessariamente, descontraída e informal demais.
Utilizar uma linguagem simples e direta
Se a sua empresa tem um blog, faz sentido publicar conteúdos maiores e mais detalhados. Dependendo do assunto, é importante explicar conceitos e adotar uma abordagem mais completa, de forma que os leitores compreendam e ampliem seus conhecimentos.
Porém, isso não se aplica às redes sociais. Nelas, o ideal é que a linguagem seja mais direta e simples. Em geral, as pessoas buscam conteúdos mais rápidos e fáceis de serem consumidos.
Acompanhar os relatórios
As redes sociais oferecem um painel com informações variadas sobre o desempenho das publicações. Entre elas, estão o alcance, o engajamento e a quantidade de seguidores.
Monitorar esses dados é a melhor maneira de saber se a sua estratégia está sendo eficaz ou se é necessário rever alguns pontos.
Existem soluções voltadas para essas análises e que são bem mais completas que o dashboard oferecido pelas próprias plataformas. Elas fornecem ótimos insights e são ótimas aliadas de uma boa gestão nas redes sociais.
Não existe uma receita de bolo pronta para fazer marketing nas redes sociais. Tudo depende muito do seu nicho, seu público-alvo e até mesmo os seus objetivos com a estratégia online. Porém, as boas práticas citadas aqui são base para conseguir tornar os perfis bem-sucedidos.
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Sobre o Bume
O Bume é uma plataforma de gestão, marketing e vendas nas redes sociais. A empresa ajuda desde pequenos a grandes negócios, autônomos e influenciadores a monetizarem seus conteúdos e a impulsionar resultados.