O que é Inscrição Estadual para MEI? Como solicitar? Confira um passo a passo completo!

O que é Inscrição Estadual para MEI? Como solicitar? Confira um passo a passo completo!

A Inscrição Estadual para MEI, assim como para qualquer outro tipo de empresa, é um registro oficial que esse negócio precisa ter junto a Secretaria de Fazenda do seu estado.

Para quem não sabe, o Microempreendedor Individual (MEI) é um formato jurídico que foi instituído pela Lei Complementar nº 128/2008 com o propósito de facilitar a formalização de profissionais autônomos e liberais.

Assim, pessoas que exercem atividades econômicas que não possuem regulamentação própria se beneficiam desse regime simples e menos burocrático. No entanto, é necessário atender a alguns critérios e cumprir determinadas obrigações para que o modelo de negócio do MEI possa operar sem problemas.

Dentre tais critérios e obrigações, destacam-se o faturamento de até R$ 81 mil por ano, o pagamento mensal do Documento de Arrecadação (DAS), o envio da Declaração Anual de recebimentos e a obtenção da Inscrição Estadual.

E é sobre este último que vamos tratar nas próximas linhas.

Afinal, o que é Inscrição Estadual para MEI?

Continue a leitura deste artigo para descobrir a resposta para essa pergunta e conferir um passo a passo de como obter a IE de Microempreendedor Individual.

  1.  Verifique se o seu CNPJ MEI está ativo
  2.  Tenha em mãos toda a documentação necessária
  3.  Acesse o portal eletrônico da SEFAZ do seu estado
  4.  Acompanhamento do pedido de Inscrição Estadual
Leia também: 10 dicas para progredir e manter a sua MEI regularizada

Está pensando em se tornar um MEI e começar a empreender, mas tem dúvidas de como tocar um negócio? Então, não deixe de acessar os materiais educacionais gratuitos do Qipu. Baixe conteúdos como estes:

Passo a passo: como obter a Inscrição Estadual para MEI?

Passo 1 - Verifique se o seu CNPJ de MEI está ativo

Para solicitar o seu número de Inscrição Estadual MEI, é necessário que o seu CNPJ de Microempreendedor Individual esteja ativo. Essa verificação pode ser feita no Portal do Empreendedor.

Passo 2 - Tenha em mãos toda a documentação necessária

Na hora de solicitar a sua Inscrição Estadual MEI, será preciso apresentar alguns documentos para SEFAZ do seu estado. Portanto, tenha em mãos:

  •  RG;
  •  CPF;
  •  Título de Eleitor;
  •  Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
  •  Alvará de funcionamento;
  •  Comprovante de endereço residencial e empresarial.

Passo 3 - Acesse o portal eletrônico da SEFAZ do seu estado

Na maioria dos estados, o processo de obtenção da Inscrição Estadual para Microempreendedores Individuais é feito online.

Dessa forma, será preciso que você acesse o portal eletrônico da Secretaria de Fazenda do seu estado e procure o link que vai te levar para a página em que a solicitação da IE deverá ser feita.

Passo 4 - Acompanhamento do pedido de Inscrição Estadual

Após cumprir o procedimento de solicitação da sua Inscrição Estadual de MEI, é preciso que você aguarde o prazo estabelecido pela SEFAZ e acompanhe o andamento do pedido continuamente.

Em alguns casos, a Inscrição Estadual sai logo na hora e a sua empresa já está apta a emitir notas fiscais e pagar o ICMS em suas transações comerciais. Assim, você pode trabalhar tranquilo e sem correr o risco de receber multas.

Agora que você já sabe que etapas deve seguir para solicitar sua Inscrição Estadual MEI, entenda de uma vez o que é Inscrição Estadual para MEI.

O que é Inscrição Estadual para MEI?

Podemos definir o que é Inscrição Estadual para MEI como o registro formal que o Microempreendedor Individual deve fazer do seu modelo de negócio perante a Secretaria de Fazenda do seu estado de origem.

A Inscrição Estadual é obrigatória para todas as empresas do comércio ou da indústria. Ela é obtida após o cadastro para pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Se a sua empresa comercializa produtos ou exerce algumas atividades ligadas à indústria, comunicação, energia e transportes, mas não possui a Inscrição Estadual, significa que o ICMS não está sendo recolhido.

Logo, essa prática pode ser enquadrada como sonegação de impostos, o que é um crime sujeito a duras penalidades impostas pelo Fisco.

Sem a Inscrição Estadual, o MEI também não consegue emitir notas fiscais para outras empresas, tendo em vista que o Microempreendedor Individual não é obrigado a fazer a emissão de NFs para pessoas físicas, apenas para pessoas jurídicas.

Ao ficar impossibilitado de emitir notas fiscais, o MEI acaba perdendo boas oportunidades de negócio, comprometendo a viabilidade do empreendimento. Assim, se você quer melhorar a gestão de sua empresa, precisa regularizar sua Inscrição Estadual.

Veja também: O que são e qual a diferença entre MEI e ME? 9 comparativos

Neste vídeo da TecnoSpeed TI você vai entender ainda melhor o que é IE, a Inscrição estadual.

Saiba mais: Como fazer a Inscrição Estadual do MEI: 4 dicas para seguir e ficar em dia com as obrigações fiscais

Bom, ficou claro o que é Inscrição Estadual para MEI? E o que achou do nosso passo a passo? 

É importante lembrar que cada estado pode apresentar regras e procedimentos diferentes no que se refere à emissão da Inscrição Estadual. Portanto, busque se informar sobre como esse trâmite é feito no seu estado.

E para te ajudar a ficar ainda melhor informado sobre o que é IE, trouxemos aqui uma lista de perguntas e respostas rápidas sobre o tema, confira:

O que é NIRE?

NIRE significa Número de Identidade e Registro de Empresas. Ele é feito na Junta Comercial do seu Estado.

Como se faz a consulta da Inscrição Estadual MEI?

Visite este site: http://www.sintegra.gov.br/

Coloque o número de seu CNPJ na busca, aparecerão todas as informações da empresa, inclusive Inscrição estadual.

Como descobrir Inscrição Estadual pelo CNPJ?

Use o mesmo procedimento descrito acima para saber Inscrição Estadual do MEI.

MEI precisa de Inscrição Estadual, ou é isento?

Todo MEI que exerce comercialização de serviços relacionados à indústria, comunicação, energia ou transporte precisa de Inscrição Estadual. Os demais são isentos. 

Como cadastrar MEI no SEFAZ?

Como descrito no passo 3 deste artigo, na maioria dos estados o processo de Inscrição Estadual para MEI é feito online. É preciso acessar o portal eletrônico da Secretaria de Fazenda do seu estado e seguir os procedimentos indicados.

Dica extra: Contabilidade online para MEI: entenda o que é, como funciona e as 5 principais vantagens que esse formato oferece


Quer saber mais sobre as vantagens de ser um MEI? Então, baixe o e-book gratuito: Quais as vantagens de ser MEI e usufrua de todos os seus direitos, como aposentadoria e auxílio doença, entre muitos outros!