O mercado de prestação de serviços no Brasil: vale a pena investir?

O mercado de prestação de serviços no Brasil: vale a pena investir?

Você tem ideia de como está o mercado de prestação de serviços no Brasil atualmente?

Se você quer saber quais as principais oportunidades para esse setor, então você clicou no artigo certo.

Nas próximas linhas vamos falar um pouco sobre o que é o mercado de serviços e sua importância para a economia brasileira. Em seguida, listamos os 21 serviços mais promissores para os próximos anos no país e 6 cases de sucesso para se inspirar.

Vem com a gente!

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

O mercado de prestação de serviços no Brasil

O mercado de serviços no Brasil encontra-se bastante otimista. A recuperação da economia, mesmo que a passos curtos, tem elevado as expectativas para esse setor.

Um estudo feito recentemente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que a previsão de crescimento econômico (impulsionado pelos bons resultados da safra agrícola, pela estabilidade das taxas de inflação, juros e câmbio, pela redução gradativa do desemprego e pelo aumento da renda) deve favorecer os micro e pequenos negócios voltados à prestação de serviços.

Além disso, dados divulgados no final de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor de serviços foi o principal responsável pelo resultado positivo do PIB do ano passado. Com alta de 1,3%, a categoria foi a que obteve melhor desempenho dentre as outras que compõem o PIB.

Assim, o mercado de prestação de serviços é encarado como a principal aposta para aqueles que pensam em abrir a própria empresa nos próximos anos.

DICA: CPOM Cadastro de Prestadores de Serviços

21 serviços com maior potencial para o futuro

O Relatório Negócios Promissores em 2019 também listou os tipos de serviços mais promissores para quem deseja abrir um novo negócio no mercado de serviços. Vamos a eles:

  • 1. Bares e Restaurantes;
  • 2. Beleza e estética (cabelo, maquiagem, manicure, pedicure, etc);
  • 3. Festas e eventos;
  • 4. Apoio administrativo;
  • 5. Promoção de vendas;
  • 6. Marketing;
  • 7. Produção de conteúdo web;
  • 8. Comunicação multimídia;
  • 9. Desenvolvimento de softwares;
  • 10. Manutenção veicular;
  • 11. Instalação e manutenção elétrica;
  • 12. Entregas de mercadorias;
  • 13. Transporte de pessoas (táxi, uber, serviço particular, etc);
  • 14. Treinamento e desenvolvimento profissional;
  • 15. Educação infantil;
  • 16. Transporte escolar;
  • 17. Diagnóstico por imagem;
  • 18. Assistência a paciente no domicílio;
  • 19. Fisioterapia;
  • 20. Aula de esportes;
  • 21. Serviços de apoio à agropecuária.

Confira alguns desafios do setor de serviços

Com foco no relacionamento humano, a prestação de serviços é uma tarefa árdua mas gratificante, que pode realmente fazer diferença na vida das pessoas quando bem ofertada. Contudo, ela tem alguns desafios a superar. Confira agora quais são e como superá-los!

Relacionamento

Apesar de ser o cerne de toda a prestação de serviços, o relacionamento interpessoal tem sido relegado a segundo plano. Os prestadores de serviço têm se focado apenas na tarefa, esquecendo que o seu trabalho real é lidar com pessoas, expectativas e emoções.

Colocar-se no lugar do cliente é fundamental para que o profissional preste um serviço de qualidade, focado na solução do problema do cliente. Sabendo lidar com diferentes perfis de pessoas, o prestador de serviços criará uma percepção positiva a respeito do seu trabalho, gerando satisfação, fidelidade e engajamento.

Prospecção de clientes

Já que o relacionamento está difícil, a conquista de clientes também está afetada. Conhecer o público em potencial, saber como chegar até ele e mostrar os diferenciais é um enorme desafio do mercado de prestação de serviços.

Fazer um bom marketing direto permite que os prestadores de serviço estejam mais próximos de seus clientes e possam, dessa maneira, estabelecer um relacionamento mais efetivo e de longo prazo.

Precificação

Um produto possui um custo de fabricação e assim fica muito mais fácil precificá-lo para a venda. E o serviço? Bens intangíveis são difíceis de serem precificados, e por isso existem no mercado valores muito discrepantes para a mesma solução.

O mercado de prestação de serviços sofre com o valor percebido pelos clientes, pois não há um bem material para ser avaliado, e por isso a prestação de serviços acaba ficando defasada em relação ao valor real que proporciona.

Os serviços devem ser precificados de acordo com o valor percebido pelo cliente, e isso só é possível se houver uma pesquisa para avaliar quanto o cliente está disposto a pagar por um determinado serviço.

Proposta de valor

Comunicar uma proposta de valor também tem se constituído em um dos principais desafios da prestação de serviços. O que esse serviço fará pelo cliente? Quais são os benefícios auferidos? Saber diferenciar-se no mercado é essencial para o prestador de serviços, pois somente dessa maneira ele conseguirá precificar adequadamente seu trabalho e assim obter o sucesso almejado.

Contabilidade

Muitos prestadores de serviço arriscam-se na gestão contábil de seus empreendimentos, mas a falta de conhecimento técnico e experiência de mercado no que tange às obrigações contábeis e fiscais de um negócio limita a atuação dos prestadores de serviços ao preenchimento de formulários que fazem pouco sentido e não contribuem para uma gestão eficaz do negócio.

A contração de um contador pode contribuir para a gestão contábil no mercado de prestação de serviços, mas ainda assim é onerosa para muitos dos empreendedores. Dessa maneira, contar com uma solução de contabilidade digital, por meio da qual o prestador de serviços tenha a seu dispor não só uma plataforma de gestão, mas também acesso a profissionais qualificados para atender às suas demandas contábeis, surge como uma ótima alternativa.

Veja mais: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

6 cases de sucesso para se inspirar

Confira a seguir 6 pequenos e médios empresários que decidiram investir no mercado de prestação de serviços e que transformaram suas ideias em negócios lucrativos.

1. Camerite

A Camerite é uma startup de Santa Catarina que resolveu apostar na área de segurança. A empresa presta serviços de instalação de câmeras de vigilância e vem se destacando no mercado por armazenar os vídeos na nuvem.

2. Laundry Deluxe

A Laundry Deluxe presta serviços de lavanderia de um jeito diferente. Fundada em 2016, a empresa está localizada na região dos Jardins, na capital paulista, e oferece um espaço para café, restaurante, barbearia e até mesmo exposição de arte.

3. Loggi

A Loggi foi criada em 2013 com o objetivo de melhorar as entregas de mercadorias no país. A empresa, então, desenvolveu um sistema que conecta motoboys, automóveis e até mesmo aviões a clientes que precisam fazer entregas expressas.

4. Chama

O holandês Marijn van de Ven conheceu o Brasil em uma viagem a trabalho e se deparou com a realidade do mercado de botijões de gás no nosso país. Ele então resolveu mudar a maneira com que pedimos gás e criou o aplicativo Chama, em novembro de 2016.

Antes de fazer o pedido, é possível comparar preços, marcas, tempo de entrega e avaliações de outros usuários.

5. Conserta Smart

Com um investimento inicial de R$ 30 mil, o fundador da Conserta Smart abriu sua empresa que presta serviços de manutenção de celulares e computadores a preços acessíveis em Campinas/SP. O que começou como hobby, se transformou em uma oportunidade de negócio.

6. Sua Casa Limpa

Silvio e Flávio criaram um site em que os usuários podem acessar para agendar os serviços de faxineira da mãe deles, Iêda. Com o Sua Casa Limpa, os três conseguiram quadruplicar o faturamento em apenas um trimestre.

Agora que você já está mais bem informado sobre o mercado de prestação de serviços, que tal investir nesse setor?

Está com dificuldades para definir o preços de seu serviço? Então, baixe nossa planilha gratuita: Saiba como definir o preço da sua prestação de serviço com o Qipu!