Como criar um plano de marketing para micro e pequena empresa em 5 passos
Você abriu sua empresa e agora quer crescer cada vez mais e aumentar seus lucros?
Mas como fazer isso? Por onde começar? Em que investir?
Calma! A única forma de crescer com segurança é com um planejamento cuidadoso. Você precisa definir o que vai fazer de forma objetiva e, principalmente, baseado em fatos lógicos.
Para isso, o ideal é que você crie um plano de marketing para micro e pequena empresa. Não sabe como se faz um?
Então, aprenda agora mesmo!
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Como criar um plano de marketing para micro e pequena empresa em 5 passos
1. Crie o perfil de seu cliente ideal
O primeiro passo para criar um plano de marketing para micro e pequena empresa é definir para quem você quer vender.Afinal, sem essa informação, será impossível planejar qualquer coisa. Se você já tem uma clientela formada, essa tarefa será bem mais fácil.Analise sua carteira de clientes e descubra quais são aqueles que mais lucro trazem para seu negócio. Os que compram com mais frequência e em mais quantidade.
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Em seguida, trace um perfil desses clientes. Crie um personagem fictício que retrata suas características. Algo que em marketing chamam de buyer-persona .Por exemplo: imagine uma empresa de pequeno porte que realiza reparos em microcomputadores em domicílio.Uma buyer persona para essa empresa poderia ser: “Carlos Alberto é analista de marketing de uma grande empresa. Casado e com dois filhos, usa seu laptop diariamente para trabalhar. Além disso, seus filhos têm um PC no quarto, para jogar e estudar. Sua esposa também tem um laptop, que usa para trabalho, compras online e passear nas redes sociais. Carlos costuma fazer cursos online nas horas vagas, mas também gosta de sair com a família para ir ao cinema ou passear no shopping. Aos finais de semana, sempre que possível, vão para a casa de praia de seu sogro” Percebeu como esse perfil ajuda a descobrir assuntos de interesse de seus clientes para poder usá-los em suas estratégias de marketing? Isso auxilia na hora de definir a abordagem de vendas e que mídias usar, por exemplo.
2. Avalie a situação atual da empresa e do mercado
Antes de iniciar seu plano de marketing para micro e pequena empresa, é fundamental entender como está o seu negócio atualmente e o mercado em geral.Assim, você descobrirá quais são suas forças e fraquezas. Visualizará também oportunidades que deve tentar explorar para atingir seus clientes ideais e ameaças das quais deve se defender.O método mais usado para se fazer isso é a chamada matriz SWOT. SWOT são as 4 letras iniciais das palavras em inglês forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.Veja:
- Strengths = Forças
- Weaknesses = Fraquezas
- Opportunities = Oportunidades
- Threats = Ameaças
Forças e fraquezas são características internas do seu negócio, sob as quais você tem controle, veja alguns exemplos:
- Forças: profissionais treinados, localização privilegiada, ótimo controle financeiro, ampla clientela.
- Fraquezas: marca desconhecida, pouco capital para investir, máquinas e equipamentos antigos, desorganização contábil.
Oportunidades e ameaças são condições do ambiente externo do seu negócio sobre as quais você não tem controle, veja alguns exemplos:
- Oportunidades: abertura de uma faculdade perto de seu negócio, redução de impostos, economia favorável.
- Ameaças: aumento dos juros, fortes chuvas paralisando o transporte em sua região, um novo concorrente no mercado.
Coloque essas informações nos espaços em branco de um quadro como deste exemplo de matriz SWOT:
Fonte: Siteware
Assim, você identificará como suas forças podem potencializar as oportunidades e protegê-lo das ameaças. Da mesma forma, o que fazer para que suas fraquezas não atrapalhem as oportunidades ou amplifiquem as ameaças.
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3. Defina seus objetivos de marketing
Muito bem, você já tem uma noção do que precisa ser feito. Mas antes de definir como pôr em prática seu plano de marketing para micro e pequena empresa, você precisa estabelecer aonde quer chegar, os objetivos a alcançar com esse plano.O seu objetivo pode ser conquistar novos clientes, ou aumentar vendas, ou lançar um novo produto.Mas você precisa definir algumas características desse objetivo, para que ele fique bem claro. Para isso, se usam os chamados objetivos SMART, que devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Veja mais detalhes nesta ilustração:
Fonte: HEFLO
4. Monte um plano de ação
Você já conhece seus pontos fortes, as oportunidades a aproveitar, para quem quer vender e quais são seus objetivos.Organize tudo isso em um plano de ação!A forma mais simples de se fazer um plano de ação é respondendo às perguntas da matriz 5W2H, você conhece?Então confira em mais este infográfico:
Fonte: HEFLO
5. Acompanhe os resultados e faça ajustes, se necessário
Depois que seu plano de ação estiver em andamento, acompanhe se seus objetivos SMART estão sendo mesmo alcançados.Se não, ajuste seu plano de marketing para micro e pequena empresa e mude o que pode não estar dando certo.Mas tenha calma! Não comece a fazer mudanças a todo momento. Analise com cuidado a situação e reveja os pontos de seu plano que podem ser melhorados.
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