Quais impostos que uma microempresa tem que pagar?
ISS, PIS, COFINS, IRPJ: essas são apenas algumas siglas que fazem parte do dia a dia de todo microempresário. Elas dizem respeito a alguns impostos que devem ser pagos para que o negócio possa funcionar de maneira regularizada e são calculados em função do tipo de atividade exercida pela empresa, bem como com base no seu faturamento. Quer saber como abrir uma microempresa e quais impostos são devidos? Então confira mais detalhes neste artigo.
Quais impostos uma microempresa paga?
Compreender como abrir uma microempresa vai muito além de escolher as atividades principais e secundárias, o ponto comercial, realizar investimentos iniciais e contratar mão de obra profissional. Para que a empresa possa se manter ativa no mercado, ela precisa pagar impostos aos órgãos municipais, estaduais e federais, conforme seu tipo de atividade e faturamento.
Em princípio, uma microempresa é uma empresa pequena, com faturamento de até 360 mil por ano. Apesar de o Simples Nacional ser o regime tributário mais escolhido pela categoria, a microempresa também pode adotar o regime do Lucro Real ou do Lucro Presumido.
Em via de regra, uma microempresa paga os seguintes impostos:
COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Calculada sobre o faturamento da empresa, a alíquota é variável para empresas optantes pelo Simples Nacional e é fixada em 3% para empresas do Lucro Presumido e em 7,6% para empresas do Lucro Real.
CSLL - Contribuição Social sobre Lucro Líquido
Também destinada à Seguridade Social, a alíquota varia entre 9% a 20% conforme a natureza da atividade da empresa.
CPP - Contribuição Previdenciária Patronal
A Contribuição Previdenciária Patronal financia a Previdência Social e é calculada sobre o total da folha de pagamento. Possui alíquota variável para regime tributário Simples Nacional e é de 20% para os demais regimes.
IRPJ - Imposto de Renda Pessoa Jurídica
Calculado sobre o lucro obtido pela empresa nos últimos 12 meses. Empresas enquadradas no Simples Nacional pagam 15% sobre o faturamento anual. Caso tenham lucros superiores a R$ 20.000 por mês no período de apuração, pagam mais 10% de imposto.
PIS - Programa de Integração Social
Serve para custear o pagamento do seguro-desemprego e abono salarial. A alíquota é variável para o Simples Nacional e é fixada em 0,65% para o regime do Lucro Presumido e em 1,65% para o do Lucro Real.
ISS - Imposto sobre Serviços
Imposto de competência municipal, é devido a microempresas que prestam serviços. A alíquota do imposto pode variar conforme o município de cobrança, mas geralmente fica em torno de 5% do valor dos serviços prestados.
Como deve ser feita a contabilidade para ME?
Conforme você pode perceber, vários são os impostos que uma microempresa deve pagar. Por isso, é preciso que a empresa seja aberta por um profissional competente (contador) para que ela seja enquadrada no regime tributário correto para evitar oneração ou sonegação de impostos, prejuízos financeiros e penalidades previstas em lei.
Só para se ter uma ideia da importância da contabilidade para ME desde o processo de abertura, você sabia que dependendo do tipo de microempresa ela pode ser enquadrada no regime tributário do Simples Nacional e pagar todos os tributos listados acima em uma única guia (DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional)?
Isso traz mais clareza ao microempresário sobre os custos envolvidos no seu tipo de negócio, mais economia e agilidade na apuração e no pagamento de tributos. Conheça o app contábil da Qipu e tenha acesso aos melhores serviços online de contabilidade para ME, MEI, profissionais autônomos e freelancers. Teste grátis.