Preciso mesmo de contabilidade para meu negócio?

Preciso mesmo de contabilidade para meu negócio?

O empreendedorismo vive um momento único no Brasil. Embora a economia não apresente as melhores perspectivas de crescimento para um futuro próximo, esse tipo de negócio continua aumentando a passos largos e tornando realidade o sonho de muitos indivíduos corajosos, arrojados e criativos o suficiente para começar sua própria empresa.

Porém, o microempreendedor individual acha, muitas vezes, que não precisa contar com uma consultoria contábil, um contador ou mesmo um escritório de contabilidade, apesar de geralmente estar se lançando pela primeira vez nesse tipo de mercado. Isso é na realidade um grande erro, pois esse auxílio pode melhorar os resultados em diversos aspectos, muito além do que costuma se imaginar. Quer descobrir se você precisa mesmo de contabilidade para seu negócio e por que? Confira o texto a seguir:

A contabilidade é mais do que você pensa!

Muita gente pensa que a contabilidade é só um conjunto de números que identifica o balanço financeiro da empresa. Porém, ela vai além: conhecer com precisão os números financeiros permite que o empreendimento trace estratégias a médio e longo prazo, baseadas no planejamento do próximo ano, inclusive em termos tributários.

Quando a atividade contábil é feita da maneira correta, o empreendedor pode ter uma previsão bem minuciosa do lucro, despesas, endividamentos e dos ativos. Isso permite muito mais segurança para investir nas áreas necessárias ou fazer os cortes que podem salvar sua pele!

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Dá muito mais segurança

Ter conhecimento profundo das operações financeiras do seu negócio vai lhe dar outra dinâmica da gestão e da movimentação econômica. Isso vai ser uma arma poderosa na redução de processos viciosos, deslizes tributários e ausência de documentos necessários. Se você quer que seu empreendimento seja levado a sério, encare sua contabilidade da mesma maneira.

A contabilidade é muito mais complicada do que parece

Muita gente que tem boa relação com os números acha que isso é suficiente para lidar com seus processos contábeis. Porém, o fato que fazer isso para uma empresa não é tarefa adequada para amadores: o conhecimento exigido é muito mais específico em termos matemáticos e financeiros. Além de tudo, se você destinar seu tempo para fazer os cálculos contábeis, vai estar sendo leviano com outras áreas que realmente precisariam de sua atenção. E aí o prejuízo vem em dobro!

Que tal uma plataforma de contabilidade?

E se houver uma maneira rápida e barata de conseguir auxílio na contabilidade, reduzir os custos, o tempo e a preocupação com os processos contábeis? Pois isso pode ser conseguido por meio da contabilidade digital! Ela dá acesso a um time de contadores experientes e qualificados, que cuidarão precisamente da sua empresa com agilidade, proatividade e presteza.

Como podemos ver, não se preocupar com a contabilidade pode ser um erro fatal para seu negócio. Ela é fundamental em uma empresa bem organizada e que quer ter bons resultados futuros. Preste atenção ao seu balanço contábil: isso pode ser mais decisivo do que você pensa!

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!