Como administrar uma pequena empresa familiar: 6 dicas essenciais para uma gestão mais eficiente
De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 90% das empresas brasileiras se enquadram na categoria familiar.
Ou seja, uma maioria esmagadora dos modelos de negócio no Brasil pertencem a famílias e a liderança passa de geração em geração. Além disso, um outro estudo do Sebrae mostrou que mais da metade das micro e pequenas empresas brasileiras são familiares.
Conheça a contabilidade completa do Qipu
Se você faz parte desse grupo e quer saber que boas práticas adotar para melhorar o desempenho da sua empresa , saiba que a gente pode te ajudar.
Elaboramos aqui um conteúdo com 6 dicas valiosas de como administrar uma pequena empresa familiar com sucesso:
- Faça um planejamento estratégico;
- Cuide das finanças com seriedade;
- Seja criterioso ao recrutar colaboradores;
- Tenha um plano de sucessão;
- Faça uso de métricas para controlar o desempenho do negócio;
- Invista na automatização da gestão de negócios.
Continue a leitura e confira nas próximas linhas o que você pode fazer para potencializar os resultados do seu modelo de negócio que toca com ajuda de sua família.
Veja também: Preciso mesmo de contabilidade para meu negócio?
6 dicas de como administrar uma pequena empresa familiar
1 - Faça um planejamento estratégico
A primeira dica de como administrar uma pequena empresa com sucesso, seja ela familiar ou não, é elaborar um sólido planejamento estratégico .
Trata-se de um documento que vai orientar as tomadas de decisão daqueles que ocupam posição de liderança na empresa.
A elaboração do planejamento estratégico parte de um estudo sobre as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças que que rondam o modelo de negócio. Além disso, deve-se sempre considerar a missão, a visão e os valores da empresa.
Este post também tem ótimas dicas de como fazer um plano para seu negócio: O que é Canvas e como criar um para a sua empresa em 4 passos
2 - Cuide das finanças com seriedade
Não há como administrar uma pequena empresa com sucesso se não for feita uma gestão financeira com seriedade.
Na verdade, a falta de cuidado com as finanças é um dos principais motivos pelo qual empresas de pequeno porte não passam do terceiro ano de vida.
Portanto, procure também fazer um bom planejamento financeiro , tomando providências como estas.
- tenha total controle sobre o fluxo de caixa;
- identifique gargalos e oportunidades de redução de custos;
- em hipótese alguma, misture suas contas pessoais com as contas da empresa.
Veja mais: O que é fluxo de caixa e como usar em seu negócio
3 - Seja criterioso ao recrutar colaboradores
Dando continuidade às nossas dicas de como administrar uma pequena empresa familiar, é extremamente importante estabelecer critérios técnicos na hora de recrutar os colaboradores.
Um erro que muitas empresas familiares costumam cometer é contratar parentes para trabalhar no modelo de negócio sem ao menos avaliar se eles possuem as competências necessárias para a função que estão prestes a ocupar.
Essa prática coloca em risco o desempenho da empresa. Portanto, ao contratar funcionários (sejam eles da família ou não), leve em consideração critérios técnicos e objetivos.
4 - Tenha um plano de sucessão
A sucessão empresarial é o processo em que a liderança passa de uma pessoa para outra. Nas empresas familiares, esse é um dos maiores desafios.
Segundo uma pesquisa feita pela PwC Brasil , cerca de 72,4% das empresas familiares não possuem um plano de sucessão. Além disso, aproximadamente 70% não passam da primeira geração e somente 5% chegam à terceira geração.
Tendo isso em vista, faça um plano de sucessão para traçar as melhores estratégias para a transferência de poder e responsabilidades da empresa.
Leia também: Por que ter um sócio? Vantagens e desvantagens
5 - Faça uso de métricas para controlar o desempenho do negócio
Nesta dica de como administrar uma pequena empresa com sucesso, procure estabelecer métricas para mensurar e monitorar o desempenho dos diferentes aspectos da empresa (finanças, vendas, logística, estoque, RH, satisfação dos clientes etc).
EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos
Essa é uma forma de manter o controle sobre os resultados de suas estratégias de negócio para, então, fazer os ajustes necessários e promover a melhoria contínua em busca de uma desempenho cada vez mais satisfatório.
Fique de olho: Erros que nenhum microempreendedor pode cometer
6 - Invista na automatização da gestão de negócios
A tecnologia não só pode como deve ser utilizada como aliada da gestão de pequenos negócios. Esse não é um privilégio apenas das grandes empresas.
Por meio de softwares especializados, você consegue otimizar a gestão de diferentes aspectos, reduzir custos consideravelmente e aumentar sua produtividade.
Já pensou em usar um aplicativo no celular para fazer sua contabilidade e emitir suas notas fiscais?
Pois esse app existe e conta, inclusive, com uma versão gratuita!
Conheça o Qipu, o app que tem ajudado milhares de empreendedores a tocar seu negócio de forma muito mais ágil. Quer conhecer?
Clique neste link: Aplicativo do Empreendedor
Saiba mais: Como emitir nota fiscal no Qipu?
Bom, essas foram as nossas dicas essenciais de como administrar uma pequena empresa familiar. Coloque em prática as recomendações que citamos aqui e potencialize os resultados da sua gestão.
Se quiser mais dicas de gestão de negócios, baixe alguns de nosso materiais gratuitos:
- E-book: 9 passos para começar a empreender
- Planilha: Análise dos Concorrentes
- Ferramenta: Plano de Negócios Canvas