8 dicas para abrir uma empresa de informática e começar a explorar esse mercado promissor
O setor de tecnologia e informática é um dos que mais crescem atualmente. Segundo dados de pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), essa área de negócios movimentou cerca de 7% do PIB do Brasil, chegando a quase R$ 479 bilhões em negócios realizados.
Por isso, muitas pessoas que querem abrir o próprio negócio veem nessa área promissora uma grande oportunidade para montar um empreendimento rentável.
É crescente a demanda por produtos e serviços de informática. E o leque de atividades para quem deseja ingressar nesse segmento de mercado é extenso.
Se você tem interesse em empreender e aproveitar as diversas possibilidades dessa área, então você precisa conferir algumas recomendações que separamos aqui neste conteúdo.
Continue a leitura e confira nas próximas linhas 8 dicas para abrir uma empresa de informática e começar a ganhar dinheiro nesse mercado promissor:
- Elabore um plano de negócios;
- Verifique o enquadramento das suas atividades no CNAE;
- Escolha o regime de tributação mais adequado;
- Defina o formato jurídico da sua empresa;
- Reúna toda a documentação necessária;
- Redija seu contrato social;
- Consiga os alvarás e as licenças para funcionamento;
- Registre-se na Junta Comercial do seu Estado.
Leia também: Como informatizar uma pequena empresa: processo + dicas
8 dicas para abrir uma empresa de informática
Empreendedores interessados em abrir um negócio na área de informática precisam seguir algumas boas práticas para que esse processo seja bem sucedido.
Planejar-se com antecedência e formalizar a empresa são algumas das providências básicas para quem quer realmente ser um empreendedor de sucesso.
Por isso, confira agora as principais dicas para abrir um negócio na área de TI:
1 - Elabore um plano de negócios
Iniciando nossas dicas para abrir uma empresa de informática, é extremamente importante que você faça um plano de negócios.
Trata-se de um documento em que ficaram definidos aspectos como a sua proposta de valor, os custos iniciais para financiar sua ideia, os produtos ou serviços que você pretende comercializar, os fornecedores, os canais de distribuição e o relacionamento com os clientes.
Além disso, o seu plano de negócio deverá especificar o ponto comercial ou se a empresa vai operar totalmente online.
Quer facilitar sua vida na hora de fazer seu plano de negócios? Então, baixe agora, gratuitamente, nossa ferramenta Plano de Negócios: Canvas
Outra maneira de organizar um negócio é por meio de um planejamento estratégico, veja mais sobre ele neste vídeo da Siteware:
Veja também: Planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas: como fazer em 7 passos
2 - Verifique o enquadramento das suas atividades no CNAE
Outra recomendação a ser considerada na hora de abrir a sua empresa de informar é verificar o código corresponde às atividades que você pretendeexercer na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Essa verificação é especialmente importante para fins tributários.
No caso de uma empresa de informática, as opções disponíveis no CNAE são:
- Web Design: 6201-5/02
- Desenvolvimento e licenciamento de programas: 6202-3/00 ou 6203-1/00
- Consultoria em Informática: 6204-0/00
- Suporte Técnico: 6209-1/00
- Tratamento de Dados: 6311-9/00
- Portais e Provedores de Conteúdo: 6319-4/00
- Treinamento em Informática: 8599-6/04
3 - Escolha o regime de tributação mais adequado
O regime tributário é um aspecto que merece atenção especial ao abrir uma empresa de informática. Isso porque ele trata da carga de tributos que vai incidir sobre o seu modelo de negócio; a escolha equivocada pode colocar em risco a sua saúde financeira.
As principais opções de regime de tributação são Simples Nacional , Lucro Real e Lucro Presumido . A opção vai vantajosa para pequenos e médios empresários é o Simples Nacional.
Veja mais: Simples nacional, lucro real e lucro presumido: qual usar?
4 - Defina o formato jurídico da sua empresa
Dando continuidade às dicas para abrir uma empresa de informática, o regime jurídico também precisa ser escolhido com muita cautela.
A depender do seu faturamento e da natureza de suas atividades, você pode optar por ser um Microempreendedor Individual , uma Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte.
Quanto ao modelo societário, você pode escolher um ou mais sócios e formar um Sociedade Anônima ou abrir uma Empresa Individual ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Veja mais dicas nestes posts de nosso blog:
- Passo a passo: como montar uma empresa online em 6 etapas e formalizar seu negócio
- 7 etapas para aprender como abrir uma empresa LTDA
- Passo a passo de como abrir uma EI e EIRELI
5 - Reúna toda a documentação necessária
A abertura de uma empresa é um processo burocrático e exige uma série de documentos. Os principais deles são RG, CPF, comprovante de residência e título de eleitor.
6 - Redija seu contrato social
O contrato social é o documento que vai definir, se for o caso, a participação dos seus sócios no capital da empresa. Além disso, ficam descritas as atividades que serão desempenhadas.
7 - Consiga os alvarás e as licenças para funcionamento
A sua empresa de informática só vai poder funcionar se você conseguir todos os alvarás e as licenças junto aos órgãos estaduais e municipais, dependendo do tipo de atividade a ser exercida.
8 - Registre-se na Junta Comercial do seu Estado
O registro na Junta Comercial é essencial caso a sua empresa for comercializar produtos de informática. Geralmente, é nesse momento que você consegue a sua Inscrição Estadual, a qual permitirá o recolhimento de ICMS.
Leia mais: Quanto tempo demora para abrir uma empresa?
Bom, o que você achou das nossas 8 dicas para abrir uma empresa de informática? Coloque em prática essas recomendações e obtenha sucesso no seu empreendimento.
Quer conhecer ainda mais detalhes de como abrir uma empresa? Então, baixe nosso e-book gratuito: Abertura de Empresas