Dicas de fluxo de caixa: 8 boas práticas para manter a sua empresa financeiramente saudável e ganhar competitividade
O fluxo de caixa é um aspecto extremamente importante para qualquer modelo de negócio e merece uma atenção especial.
Basicamente, o fluxo de caixa se refere às movimentações financeiras de uma empresa, às entradas e às saídas do caixa durante um período específico.
Não atentar-se para esse ponto estratégico pode comprometer a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio, ocasionando até mesmo em falência.
Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com 8 valiosas dicas de fluxo de caixa para você usar na sua empresa:
- Faça um levantamento de todas as despesas da sua empresa
- Tenha em mãos a relação de todas as fontes de receita da empresa
- Mantenha os seus prazos sob controle
- Antecipe seus recebimentos e saiba cobrar valores a receber
- Faça projeções de curto, médio e longo prazo
- Compare as projeções com os resultados atingidos
- Mantenha o fluxo de caixa atualizado
- Utilize a tecnologia como aliada na gestão do fluxo de caixa
Continue a leitura e saiba que boas práticas seguir para manter o seu modelo de negócio em expansão e ganhar competitividade no mercado.
Baixe o app do Qipu e tenha o controle financeiro da sua empresa na palma da sua mão!
TOP 8 dicas de fluxo de caixa para usar na sua empresa
Um fluxo de caixa saudável, bem gerenciado e em equilíbrio é determinante para a sobrevivência de uma empresa no mercado. Veja a seguir algumas práticas fundamentais que você deve adotar no seu negócio.
Leia também: O que é fluxo de caixa e como usar em seu negócio
1. Faça um levantamento de todas as despesas da sua empresa
Iniciando as nossas dicas de fluxo de caixa, é necessário que você faça um levantamento de todas as despesas do seu modelo de negócio, tanto as fixas como as variáveis.
Coloque na ponta do lápis todos os gastos que a sua empresa tem, por exemplo, com salários dos funcionários, contas de água, luz, internet e aluguel, comissão de vendas, tributos, parcelas de financiamento, pagamento de fornecedores etc.
Essa é uma prática que vai te ajudar a ter maior controle sobre as saídas do caixa.
2. Tenha em mãos a relação de todas as fontes de receita da empresa
Outra dica para gestão do fluxo de caixa é fazer a relação de todas as fontes de receita da empresa, as quais se referem às entradas do caixa.
Fazer isso é importante para que se tenha uma noção de quanto a empresa precisa receber para não ficar com saldo negativo.
3. Mantenha os seus prazos sob controle
Saber quais são os seus prazos para pagamento e para recebimento é indispensável para manter o fluxo de caixa em equilíbrio e não comprometer as operações do seu modelo de negócio.
Esses dois tipos de prazo precisam estar devidamente alinhados. Dessa forma, evita-se o pagamento de multas por inadimplência.
4. Antecipe seus recebimentos e saiba cobrar valores a receber
Esta dica tem um pouco a ver com que falamos anteriormente. Para que você consiga honrar seus compromissos e manter o caixa sempre positivo, é interessante antecipar os recebimentos e cobrar os clientes que estão inadimplentes.
Ofereça condições especiais para clientes que anteciparem parcelas ou pagarem à vista e faça a cobrança daqueles clientes que não respeitaram o prazo acordado para pagamento.
5. Faça projeções de curto, médio e longo prazo
Projetar o fluxo de caixa é uma prática necessária para que a empresa possa se planejar melhor e definir estratégias de negócio mais assertivas.
A projeção do fluxo de caixa se refere a uma estimativa de quanto a empresa vai receber e gastar em curto, médio e longo prazo. Ela feita com base em análises de resultados anteriores e da atual situação da empresa e do mercado.
6. Compare as projeções com os resultados atingidos
Também é importante que você compare os resultados alcançados com as projeções de entradas e saídas do caixa. Ao fazer isso, é possível identificar desvios e imprevistos, efetuar as correções necessárias e definir as medidas para evitar que esses erros se repitam.
7. Mantenha o fluxo de caixa atualizado
Manter atualizado o registro de todos os lançamentos do caixa da empresa é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e orientar melhor as tomadas de decisão.
8. Utilize a tecnologia como aliada na gestão do fluxo de caixa
Encerrando as nossas dicas de fluxo de caixa, procure investir em uma solução tecnológica para te ajudar a gerenciar melhor as entradas e as saídas do caixa da empresa.
Com um software especializado, é possível automatizar tarefas repetitivas, centralizar informações relevantes em um só lugar e facilitar o acompanhamento diário.
Bom, o que achou das nossas 8 dicas de fluxo de caixa? Coloque-as em prática e garanta a saúde financeira da sua empresa.
Estes posts também podem interessar a você:
- Fluxo de caixa: Qual sua importância e para que serve?
- Passo a passo: como fazer um fluxo de caixa para MEI
- Você sabe como fazer um fluxo de caixa? Aprenda agora e automatize esse processo
E de você quer ajuda da tecnologia na hora de fazer o fluxo de caixa, temos 2 presentes GRÁTIS para você baixar agora mesmo: