Documentos para mudar de contador: descubra quais você deve reunir para fazer uma transição adequada e eficaz

Documentos para mudar de contador: descubra quais você deve reunir para fazer uma transição adequada e eficaz

A contabilidade é algo essencial para qualquer empresa, desde o momento de sua abertura, passando pela fase de expansão e até mesmo em caso de encerramento das atividades.

A importância dos serviços contábeis reside principalmente na garantia de que a empresa cumprirá todas as suas obrigações fiscais e tributárias e estará sempre em dia com o Fisco.

E, em nosso país, a legislação tributária é extremamente complexa, o que faz com que os empresários necessitem de um contador especializado para ajudar na gestão da empresa.

No entanto, conforme a empresa vai se desenvolvendo, pode ser que o profissional de contabilidade contratado não atenda mais às expectativas e necessidades do negócio. Quando isso acontece, você tem total direito de trocar de contador.

Se você já decidiu que é hora de contratar um novo serviço de contabilidade, é necessário reunir alguns documentos para mudar de contador.

Continue a leitura para conferir que documentos são esses e como consegui-los de forma ágil e objetiva.

Leia também: Como mudar de MEI para Simples Nacional: um passo a passo para fazer uma transição correta

Quais são os documentos para mudar de contador?

Quando o profissional de contabilidade não consegue mais corresponder às expectativas da sua empresa, é natural que você queira trocar de prestador de serviço a fim de cumprir as obrigações com os órgãos de fiscalização.

Nesse sentido, seu novo contador precisa ter acesso a dados e informações relevantes para a contabilidade. Veja a seguir quais são os documentos para mudar de contador você precisa reunir para que essa transição ocorra da melhor maneira possível.

Leia mais: Transição de contabilidade: 7 passos para mudar

Contrato Social ou Requerimento de Empresário

O Contrato Social (LTDAs e EIRELIs) ou Requerimento de Empresário (EIs) é a “certidão de nascimento” da empresa. Esse documento contém informações sobre os sócios, os direitos e as obrigações dos proprietários, as atividades econômicas exercidas e as condições de funcionamento.

Escrituração Contábil

A Escrituração Contábil é um dos documentos mais importantes para a contabilidade. É nela que ficam registradas, cronologicamente, todos os fatos contábeis e as movimentações no patrimônio da empresa.

Senha web

A senha web é uma chave necessária para que o contador consiga acessar o sistema da prefeitura da cidade em que a sua empresa está sediada e a plataforma para emissão de notas fiscais.

Código de acesso ao Simples Nacional

Se a sua empresa for adepta do regime tributário Simples Nacional, é necessário que o novo profissional de contabilidade tenha em mãos o código necessário para acessar o sistema da Receita Federal e aos serviços que só podem ser solicitados por meio dessa plataforma.

Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social

A Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) é um documento no qual constam informações sobre os vínculos empregatícios que a empresa mantém e suas respectivas remunerações.

Notas fiscais recebidas

Também é importante que você reúna todas as notas fiscais que você recebeu de seus fornecedores.

Comprovante de despesas gerais

Separe para o seu novo contador todos os comprovantes referentes a despesas e custos gerais, como contas de luz, água, aluguel, telefone, internet, reparos, manutenção etc.

Contracheques

Os contracheques são documentos que comprovam o pagamento dos salários dos funcionários da sua empresa, bem como os benefícios adicionais como vale transporte e vale refeição.

Comprovante de pagamento de tributos

Também configura entre os documentos para mudar de contador o comprovante de pagamento de tributos que competem à sua empresa, como FGTS, INSS, DARF, ISS, contribuição sindical etc.

Levantamento de empréstimos e financiamentos

Seu novo contador também precisa estar ciente das dívidas da sua empresa. Por isso, faça um levantamento de todos os empréstimos e financiamentos que ainda faltam ser quitados.

Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica

O Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica é um documento que cabe ao seu contador atual redigir. O objetivo é formalizar a transição dos serviços de contabilidade de um profissional para o outro.

Contrato de Prestação de Serviços

Por fim, é necessário redigir um Contrato de Prestação de Serviços que deverá ser assinado entre a empresa contratante e o novo profissional de contabilidade contratado.

Veja também: Como mudar MEI para EIRELI: 6 etapas para manter o seu modelo de negócio em dia com a legislação

Bom, esses são os principais documentos para mudar de contador:

     
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário
  •  
  • Escrituração Contábil
  •  
  • Senha web
  •  
  • Código de acesso ao Simples Nacional
  •  
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
  •  
  • Notas fiscais recebidas
  •  
  • Comprovante de despesas gerais
  •  
  • Contracheques
  •  
  • Comprovante de pagamento de tributos
  •  
  • Levantamento de empréstimos e financiamentos
  •  
  • Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica
  •  
  • Contrato de Prestação de Serviços

Reúna todos eles e contrate um novo profissional de contabilidade que atenda melhor às necessidades e expectativas da sua empresa.

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