Home / Blog / EIRELI precisa de contador? Saiba se esse tipo de empresa é obrigada a contratar serviços de contabilidade

EIRELI precisa de contador? Saiba se esse tipo de empresa é obrigada a contratar serviços de contabilidade

Descubra se empresa que se enquadra no formato jurídico de EIRELI precisa de contador e saiba como esse profissional pode ajudar.

Será que empresa EIRELI precisa de contador? Você tem esta dúvida?

Muitas vezes, os serviços de um profissional de contabilidade são vistos como um custo a mais para a empresa. Não é difícil encontrar casos em que o empresário dispensa a ajuda de um contador e acaba enfrentando complicações fiscais e tributárias capazes de comprometer seriamente o seu modelo de negócio.

Sem um contador devidamente habilitado para lidar com as questões contábeis da empresa, esta tende a ficar mais vulnerável do ponto de vista fiscal e tributário. Afinal, não é nada fácil compreender a intrincada legislação tributária de nosso país, você precisa de ajuda especializada!

Mas será que um empresário individual que optou pelo formato de EIRELI é obrigado a contratar um profissional de contabilidade?

Nas próximas linhas deste conteúdo, vamos responder a essa pergunta e esclarecer todas as dúvidas sobre EIRELI e a necessidade de um contador.

Leia também: Passo a passo de como abrir uma EI e EIRELI

O que é uma EIRELI?

Antes de respondermos se empresa EIRELI precisa de contador, é importante antes relembrarmos o que é, de fato, uma EIRELI.

EIRELI é sigla para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Trata-se de um formato jurídico em que a empresa é constituída por um único proprietário.

Além disso, a responsabilidade é limitada. Isso significa que o patrimônio da pessoa jurídica e da pessoa física titular da empresa não se misturam. Dessa forma, o patrimônio pessoal do titular não é afetado caso a empresa contraia dívidas.

Esse formato foi instituído pela Lei 12.441 de 2011 como uma alternativa para os empresários que queriam abrir uma empresa de responsabilidade limitada mas que não tinham interesse no regime de sociedade limitada (LTDA), em que é necessário ter pelo menos dois sócios.

Para abrir uma EIRELI, é preciso dispor de um capital social de, no mínimo, 100 vezes o valor do salário mínimo vigente.

Esse valor funciona como uma garantia, tendo em vista que o patrimônio pessoal do proprietário não poderá ser acionado para cobrir as dívidas da empresa.

Além disso, não há um limite de faturamento para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Veja também: TUDO sobre Sociedade Limitada Unipessoal. Será que você deve abrir uma?

Empresa EIRELI precisa de contador?

Agora que já relembramos o que é o formato de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, é hora de responder: EIRELI precisa de contador ou não?

A resposta é sim. Toda empresa precisa de um profissional de contabilidade, inclusive as EIRELI.

Por se tratar de um modelo em que há apenas um proprietário, muitas pessoas acreditam que, assim como os Microempreendedores Individuais (MEIs), o titular da EIRELI também está isento de certas obrigações fiscais e tributárias que carecem a presença de um profissional de contabilidade.

Por exemplo, a legislação brasileira prevê que qualquer tipo empresa, exceto os MEIs, é obrigada a fazer escrituração contábil e possuir Livros Razão.

Tais atividades são prerrogativas do profissional de contabilidade. Isso significa que apenas os contadores devidamente habilitados podem exercê-las.

A EIRELI pode, então, contratar um contador para fazer parte do seu quadro de funcionários e tratar de todos os assuntos e obrigações contábeis da empresa. A outra alternativa é terceirizar os serviços de contabilidade por meio de um escritório ou assessoria contábil.

É possível também que os serviços contábeis de forma online através de uma plataforma virtual. Todas as interações e envios de documentação necessária são feitos pela internet.

Veja mais: Como mudar MEI para EIRELI: 6 etapas para manter o seu modelo de negócio em dia com a legislação

Como um contador pode ajudar a sua empresa EIRELI?

Se você é dono de uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, saiba que um contador pode ser um grande aliado do seu modelo de negócio.

Esse profissional especializado é capaz de ajudar sua empresa a cumprir todas as obrigações que lhe competem e, assim, se manter em dia com a legislação.

Além disso, o contador pode te orientar em algumas decisões importantes do negócio, como a escolha do regime tributário mais adequado. Dessa forma, evita-se pagar mais impostos do que o necessário, o que poderia prejudicar a saúde financeira da empresa.

Com um profissional de contabilidade, você evita perder tempo com questões burocráticas e pode se concentrar mais nas atividades fins do seu modelo de negócio.

Este post também pode interessar a você: Passo a passo: como abrir uma empresa simples individual em 5 etapas descomplicadas

Bom, agora que você já sabe que EIRELI precisa de contador, contrate já um profissional especializado para te ajudar a lidar com os assuntos de contabilidade da sua empresa.

Mas e se você usasse toda facilidade de um contador online, uma empresa especializada em ajudar a sua empresa por meio da internet, com um preço acessível  e muito mais praticidade?

Acha isso difícil?

Então dê uma olhada nestes posts:

Além de fazer a contabilidade de sua empresa, a Qipu oferece gratuitamente uma série de ferramentas e conteúdos, veja alguns deles, baixe agora:

Equipe Qipu

Jan/27/2021

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

Compartilhe

Facebook Twitter Linkedin Google+

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web