[Lista] 10 jogos para empreendedores. Estratégia e diversão

Equipe Qipu

Nov/30/2020

Contabilidade Online , Contabilidade Online Qipu , Contbilidade Simples Nacional , Simples Nacional , Microempreendedor Individual

10 jogos para empreendedores, de todas as plataformas e para todos os PCs. Desenvolva habilidades importantes para administração e gestão.

Uma lista com 10 jogos para empreendedores? Sim, isso mesmo que você leu. É possível trabalhar habilidades desejáveis dessa forma lúdica. Fique com a gente e veja as melhores indicações.

Os games são um meio bem divertido para desenvolver e praticar algumas características interessantes para gestores. 

Estratégia, atenção, administração, tomadas de decisão... tudo isso é exercido no momento em que você dá play em alguns jogos para empreendedores.

Por isso, reunimos aqui uma lista completa com os 10 melhores jogos para empreendedores. Tem de vários gêneros diferentes para que você encontre o que mais te agrada.

Nossa seleção de 10 melhores jogos para empreendedores são:

  • SimCity
  • Capitalism II
  • Age of The Empires II
  • Landlord Tycoon
  • The Sims
  • Plants Vs Zombies
  • RollerCoaster Tycoon
  • Fazendinha de Negócios
  • The Corporate Machine
  • Championship Manager

Em cada tópico falaremos um pouco mais desses jogos para empreendedores. Trazemos o que de interessante você consegue com esse título. Além disso, deixaremos também links de acesso aos games para você adquirir o que mais te interessar.

A curiosidade surgiu por aí? Então vamos logo conferir mais detalhes de cada.

10 jogos para empreendedores

1- Cities: Skylines


O primeiro da lista de jogos para empreendedores é o Cities: Skylines. Se trata de um simulador de cidade no estilo de SimCity, mas mais complexo.

Nele você deve administrar e solucionar os problemas do seu próprio centro urbano. Você deve cuidar para que seja um lugar interessante para seus moradores, ampliando o mapa, pensando no tráfego e dando oportunidades de trabalho e qualidade de vida.

O objetivo é não fracassar com a cidade. Por isso, é importante que você reflita bem sobre cada detalhe, sendo um título bastante desafiador.

Ele é bem interessante para trabalhar sua estratégia, tomadas de decisões, planejamento e capacidade de gestão. Afinal, não é nada fácil cuidar de uma cidade, não é mesmo?

Veja o game: Cities: Skylines

2- Capitalism II


O segundo título da franquia Capitalism é extremamente indicado para quem tem seu próprio negócio. O jogo é literalmente um simulador para empreendedores.

Nele você o é CEO da sua própria empresa e tem como foco a expansão da mesma. Buscando formas de transformar o seu negócio em um verdadeiro império.

Também é um jogo de estratégia bastante complexo que demanda muito raciocínio lógico. Nele você escolhe qual seu segmento, constrói a sua empresa, contrata e demite gerentes visando o melhor para seu crescimento.

Além de tudo isso ele também conta com um mercado onde você compra e vende ações. Fazendo com que você tenha também uma boa noção de planejamento financeiro.

Veja o game: Steam

3- Age of Empires II


Esse clássico RTS (estratégia em tempo real) com certeza é um dos melhores jogos para empreendedores. Você desenvolve sua própria civilização, captando recursos, construindo o centro e enfrentando inimigos.

Há diversas ameaças e problemas dos quais deve solucionar. Age of Empires 2 é um dos melhores jogos RTS, sendo até hoje o favorito de muitos.

Com ele você pratica sua tomada de decisões rápidas e pensamento estratégico. Para transformar sua pequena civilização em um grande império você deverá enfrentar todas as adversidades.

Como vemos no trailer, cada passo é crucial assim como em um jogo de xadrez. Então requer muito raciocínio e capacidade de lidar com os problemas que surgem. Habilidades essenciais para qualquer um que tenha seu próprio negócio.

Veja o game: Age of Empires

4- Landlord Tycoon


É como um Monopoly, só que no celular. Esse é um dos jogos de geolocalização mais interessantes para empreendedores, estando no Top 5 mundial dos jogos de tabuleiro móveis.

Basicamente, seu objetivo é se tornar um magnata do mundo imobiliário. Você deve adquirir e vender os lugares, competindo em um mercado que conta com outras pessoas.

O mais divertido é justamente isso: seu tabuleiro é o mundo real. Como assim? Jogos de geolocalização contam com essa ferramenta que mesclam a interação do game com a sua localização, no estilo de Pokémon Go.

Ou seja, os lugares que você compra e vende no jogo são ambientes que existem na sua cidade. Estando disponíveis para os demais jogadores de Landlord Tycoon. Bem interessante, né?

Nele você exerce sua noção financeira, estratégica e trabalha com uma competição real, importante então ser um bom vendedor. Características desejáveis para gestão de um empreendimento.

Veja o game: Landlord Tycoon

5- The Sims


Chegamos com mais um clássico na nossa lista de jogos para empreendedores. The Sims é um título querido de muitos por aí, você já conhecia?

Se trata de um simulador de vida. Nele você cria seu personagem, ou sua família, depois escolhe sua vizinhança e cuida da vida do seu Sim.

Deve se preocupar com os indicadores de necessidades básicas, se ele está feliz e cumprir suas aspirações. Tudo isso levando em conta sua carreira profissional e se o dinheiro dele dá para satisfazer tudo o que deseja.

Cada um possui sua personalidade e sonhos, então seu objetivo varia a partir de cada personagem. Ele é bem divertido e livre para que você crie e se relacione com quem quiser, como preferir.

É perfeito para entender como administrar e gerir a vida do seu Sim. Sendo uma alternativa bem lúdica para trabalhar a tomada de decisões e aprendizado de onde é melhor investir seu tempo.

The Sims conta com diversos títulos e expansões, o que traz uma variedade bem interessante para você escolher seu favorito.

Veja o game: EA

6- Plants Vs Zombies 2


Um dos melhores games de estratégia para Android, Plants Vs Zombies 2 também é um dos jogos para empreendedores. Apesar de parecer simples e até mesmo bobo de início, você se surpreende com ele.

Você está em um universo pós apocalíptico e precisa se proteger dos zumbis que estão atacando. Para isso, você depende de um exército de plantas que defendem sua base.

É bem divertido e demanda bastante planejamento. Você deve entender o cenário e escolher as melhores plantas e lugares para colocá-las, só assim permanece vivo.

Então é uma opção extremamente lúdica para quem precisa trabalhar o foco, concentração, planejamento e processo de escolhas. É necessário que você análise a situação e saiba tomar as decisões certas.

Veja o game: EA

7- RollerCoaster Tycoon


Esse best seller é mais um dos times dos simuladores. Só que nesse jogo para empreender sua propriedade é um parque de diversões.

Ou seja, você irá administrar completamente seu próprio mundo das montanhas russas e divertimentos. Você deve cuidar das finanças, contratar e demitir empregados e criar os mais variados brinquedos.

Esse clássico é conhecido de muitos, portanto muito provavelmente você já ouviu falar e sentirá até nostalgia :D

Veja o game: Epic Games

8- Fazendinha de Negócios


Fazendinha de Negócios é um dos jogos para empreendedores mais simples da lista, roda em praticamente qualquer PC. Está disponível no site do Sebrae e é uma opção de jogo online que você dá play no seu próprio navegador.

Nele você tem sua própria fazenda e deve cumprir suas missões, visando alcançar o sucesso para o fazendeiro Silva. 

Ou seja, você deve administrar com cuidado, fazer escolher financeiramente viáveis e focar no que dará o retorno desejado.

É um game nada complexo, mas ensina de um modo simples sobre: 

  • Planejamento
  • Processo produtivo
  • Ciclo de venda

Destinado a todos os públicos, é uma opção de introduzir noções de empreendedorismos para crianças também.

Veja o game: Sebrae

9- The Corporate Machine


Esse é um dos jogos para empreendedores onde você é dono do seu próprio negócio e visa torná-lo uma empresa de sucesso.

Você deve escolher um dos quatro setores (automóveis, linhas aéreas, computadores ou bebidas) e dominar o mercado. A ideia é superar os concorrentes e ser o número um.

Você tem que se empenhar em algumas áreas, como por exemplo o marketing. É um jogo antigo, mas é bem interessante para desenvolver certas habilidades empreendedoras.

Veja o game: Steam

10- Championship Manager


O último da lista é o Championship Manager e é uma opção para quem é fã do cenário futebolístico. 

Diferente de games como Fifa ou PES, nesse título o foco não é no desempenho em campo e nas partidas, mas sim no gerenciamento como uma empresa.

Você pode montar o seu time dos sonhos, escalando como técnico. Outro aspecto também é gerenciar como o presidente, lidando com questões mais administrativas.

É uma alternativa de jogos para empreendedores mais nichada. Mesmo assim, é bem útil para o raciocínio estratégico, assim como os games citados anteriormente.

Veja o game: Uptodown

O que achou da lista de jogos para empreendedores?

Se conhecer mais algum, deixe sua sugestão nos comentários! Aproveita que chegou até aqui e dá uma conferida no nosso post com dicas de como administrar uma empresa familiar.

Esse conteúdo foi escrito pelo site da Mkt Esports. Para mais informações sobre o mercado de jogos, é só acessar o site. Se quiser saber como investir em eSports, é só clicar no link.

Não deixe de ler também

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web

Escaneine o QR Code com seu dispositivo Android ou IOS