Sistema de gestão de vendas: o que é, como funciona, tipos, vantagens e qual ferramenta implementar
Já pensou em investir em um sistema de gestão de vendas?
É praticamente impossível fechar os olhos para os avanços tecnológicos e para o impacto deles na dinâmica de diferentes organizações.
Cada vez mais as empresas de segmentos variados estão incorporando recursos de automação em seus processos internos com a intenção de otimizá-los e aumentar sua produtividade.
Nesse sentido, o software voltado para a gestão de vendas é um exemplo de ferramenta tecnológica que busca facilitar a maneira com que as empresas lidam com as suas operações comerciais.
Para que você possa entender mais sobre esse assunto, elaboramos este conteúdo que vai explicar o que é e como funciona um sistema de gestão de vendas.
Além disso, você também confere nos parágrafos a seguir quais são os tipos de sistema de gestão de vendas, qual o melhor software para você implementar na sua empresa e quais são as vantagens que essa ferramenta tem a oferecer:
- Mais assertividade nas decisões;
- Melhoria na análise das vendas;
- Segurança de dados;
- Integração com a contabilidade;
- Redução de erros.
Leia também: Como aumentar as vendas no varejo? 6 dicas de ouro
O que é sistema de gestão de vendas?
O que é sistema de gestão de vendas pode ser definido como uma ferramenta que auxilia o gestor no controle dos processos comerciais, oferecendo a possibilidade de automatizar tarefas manuais.
Esse tipo de software ajuda os vendedores a organizarem sua rotina de trabalho e a gerenciarem melhor seus contatos e suas negociações em andamento.
Veja mais: Qual a melhor forma de controlar suas receitas e despesas?
Como funciona um sistema de gestão de vendas?
Um sistema de gestão de vendas funciona de modo a profissionalizar e otimizar os processos comerciais da empresa.
Esse tipo de solução tecnológica auxilia em todas as etapas de vendas a partir da automatização de tarefas, armazenamento de dados relevantes sobre os clientes, gestão das oportunidades de vendas, controle sobre os faturamentos e sobre o estoque da empresa.
Um software de gerenciamento de vendas pode ajudar muito sua empresa, mas se você conta com uma equipe de vendas, também é importante se aprofundar na gestão da equipe, por isso, assista este vídeo do palestrante Thiago Concer.
Quais são os tipos de sistema de gestão de vendas?
Basicamente, existem dois tipos de sistema de gestão de vendas: o ERP e o CRM.
- O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que permite planejar e acompanhar os recursos da empresa. Esse tipo de sistema lida com a gestão de faturamento, compras, pagamentos, controle fiscal e tributário.
- Já o CRM (Customer Relationship Management) é um tipo de software de gestão mais voltado para o relacionamento que a empresa constrói com seus clientes antes, durante e depois das vendas.
O CRM possibilita ter maior controle sobre a evolução dos leads na sua jornada de compra e centraliza dados como preferências, expectativas, necessidades e histórico de relacionamento entre os clientes e a empresa.
Leia mais: ERP e CRM: entenda para que servem e qual a diferença entre essas ferramentas de gestão
Quais as vantagens que um sistema de gestão de vendas oferece?
Agora que você já sabe o que é sistema de gestão de vendas, como funciona e os diferentes tipos, que tal conferir alguns motivos para aderir a essa solução tecnológica?
Descubra abaixo quais são as principais vantagens que um sistema de gestão de vendas oferece.
1 - Mais assertividade nas decisões
O uso de um bom sistema de gestão de vendas facilita o acesso a informações relevantes sobre a empresa e sobre o processo comercial.
Isso ajuda o gestor a tomar decisões mais assertivas e a fazer planejamento com maior eficácia.
2 - Melhoria na análise das vendas
O registro das vendas é feito automaticamente. Com as informações sempre disponíveis no sistema, é possível fazer análises mais completas sobre o desempenho comercial e realizar projeções.
3 - Segurança de dados
Com um sistema de gestão que opera na nuvem, as informações registradas ficam bem seguras e o acesso a elas é restrito a pessoas autorizadas, por meio de login e senha.
4 - Integração com a contabilidade
As informações sobre as vendas da empresa são integradas automaticamente com a contabilidade. Dessa forma, as notas fiscais podem ser geradas e enviadas para o cliente assim que uma venda for concluída.
5 - Redução de erros
A automatização de várias tarefas que envolvem a gestão de vendas faz com que haja uma redução significativa de falhas humanas. Isso contribui para o aumento da produtividade da empresa.
Veja também: ERP para pequenas empresas: o que é, como funciona, benefícios e qual o melhor para o seu negócio
Qual o melhor sistema de gestão de vendas online?
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