Reconhecido com o selo RA1000 por excelência no atendimento. Qipu é a Melhor Contabilidade Online do Brasil.
O que são custos fixos de uma empresa?
Conhecer de custos fixos é muito importante para a administração financeira e contabilidade de um negócio, seja ele uma ME, EPP, SLU ou mesmo um MEI ou EI.
Mas antes de entender o que são custos fixos de uma empresa, você precisa entender a diferença entre custos e despesas.
O que são despesas?
Despesas são os gastos da empresa que não estão relacionados diretamente com a produção dos produtos ou com a entrega dos serviço que o negócio oferece aos seus clientes.
Isto é: todos os gastos administrativos, como marketing, recursos humanos ou contabilidade.
Da mesma forma que os custos, como você verá mais adiante, as despesas se dividem em despesas fixas e despesas variáveis.
Fixas são as despesas que não variam em função da produção. Já as variáveis, é claro, são as que variam conforme sua empresa produz maiores ou menores quantidades.
- Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros.
- Exemplos de despesas variáveis: são um pouco raras, mas a participação sobre o lucro da empresa destina aos departamentos que não estão diretamente ligados à produção pode ser considerada uma despesa variável.
Agora que você já sabe o que são despesas, é hora de saber o que são custos fixos de uma empresa e custos variáveis.
O que são custos?
Ora, custos são os gastos que estão ligados diretamente à produção de seu negócio, como o salário dos funcionários das áreas operacionais, ou o valor das matérias-primas adquiridas, por exemplo.
Mas o que são custos fixos de uma empresa? E os custos variáveis?
O que são custos fixos de uma empresa?
É fácil entender o que são custos fixos. São aquelas despesas que estão ligadas a atividade produtiva da empresa, mas que não variam com a quantidade vendida (ou produzida).
Exemplos de custos fixos
O salário de gerente de produção não varia com a quantidade produzida e está diretamente ligado à produção, portanto, é um custo fixo.
Outro exemplo de custo fixo seria o aluguel de uma máquina que produz peças. Independentemente de produzir uma peça ou milhares delas por dia, o custo de aluguel é fixo.
Agora que você sabe o que são custos fixos de uma empresa, veja o que são custos variáveis.
O que são custos variáveis?
Custos variáveis, portanto, são aqueles que variam com a quantidade produzida.
Exemplos de custos variáveis
São exemplos de custos variáveis a energia elétrica usada pelas máquinas (quanto mais se produz mais se gasta), matérias-primas compradas, embalagens etc.
Alguns gastos podem ser considerados híbridos, onde a parte fixa é diretamente ligada a variável. Em um estabelecimento onde a manufatura dos produtos depende de uma quantidade determinada de água, produzir mais significa usar mais água. Trata-se de um custo variável.
Paralelamente, a administração do negócio fica no mesmo local, e também utiliza água, e seu gasto é constante. Portanto, trata-se de uma despesa fixa.
Ficou claro para você o que são custos fixos de uma empresa?
Então, saiba ainda mais sobre contabilidade, baixe nosso e-book gratuito: Dicionário de Contabilidade
BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web