Como fazer preço de venda: 7 passos para precificar seus produtos de maneira justa e competitiva
Os desafios que rondam os empreendedores são diversos. Como calcular o preço de venda é, sem dúvida, um dos principais obstáculos, especialmente em se tratando de empresas novatas e com pouca experiência no mercado.
A precificação dos produtos e serviços comercializados é um aspecto determinante para o sucesso ou ruína de um modelo de negócio. Se os preços não forem definidos corretamente, a empresa pode acabar colocando em risco sua lucratividade e sua sustentabilidade financeira.
Se você tem dúvidas sobre qual a melhor forma de como fazer preço de venda, saiba que você clicou no artigo certo.
Continue a leitura para conferir nas próximas linhas um passo a passo descomplicado de como calcular o preço de venda justo e competitivo:
- Faça uma pesquisa de mercado;
- Pesquise sobre a percepção de valor;
- Saiba qual o custo direto da solução comercializada;
- Faça um levantamento de todas as suas despesas fixas;
- Apure todas as despesas variáveis;
- Estabeleça a margem de lucro para as vendas;
- Calcule o índice Markup.
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Passo a passo: como fazer preço de venda na sua empresa
Ao precificar os produtos da sua empresa, é necessário cobrar um valor que seja capaz de cobrir todos os custos necessários para disponibilizá-lo para a venda e ainda gerar lucro. Além disso, o preço deve ser competitivo com o que é praticado pelo mercado.
Confira agora quais passos seguir para definir o preço dos seus produtos.
Passo 1 - Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo de como fazer preço de venda consiste em entender a atual realidade do mercado em que a empresa está inserida. Isso significa avaliar quem são seus principais concorrentes, os preços que eles cobram e os principais fornecedores desse mercado.
Além disso, é importante também investigar o perfil socioeconômico do seu público-alvo a fim de entender o quanto eles estão dispostos a pagar.
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Passo 2 - Pesquise sobre a percepção de valor
Também é importante para a precificação dos seus produtos entender qual a percepção de valor que os seu público-alvo tem sobre aquilo que sua empresa comercializa.
Considerar esse aspecto é de extrema importância para que se possa definir um preço justo e competitivo.
Passo 3 - Saiba qual o custo direto da solução comercializada
O custo direto se refere ao valor que você precisou desembolsar para adquirir (no caso de revenda) ou produzir determinada mercadoria.
Neste terceiro passo de como fazer preço de venda, é preciso considerar todos os impostos e taxas para que um determinado produto pudesse ficar disponível na sua prateleira para a venda.
Estes dois conceitos podem ajudar você na hora de definir os preços do seu negócio:
Passo 4 - Faça um levantamento de todas as suas despesas fixas
Conforme mencionamos anteriormente, a precificação dos seus produtos precisa ser suficiente para cobrir as suas despesas.
Portanto, para a fórmula que explicaremos mais à frente, você precisará colocar na equação todas as suas despesas fixas. Por exemplo:
- Aluguel;
- Conta de água, luz e internet;
- Mensalidade de seguro etc.
Passo 5 - Apure todas as despesas variáveis
Também é necessário que seja feita a apuração de todas as despesas variáveis da sua empresa. Elas se referem aos gastos que podem variar de acordo com o desempenho das vendas. Por exemplo:
- Frete;
- Combustível gasto nas entregas;
- Embalagens etc.
Passo 6 - Estabeleça a margem de lucro para as vendas
A margem de lucro se refere ao percentual que você deseja lucrar sobre o custo total para adquirir ou produzir determinada mercadoria.
Ou seja: do valor cobrado de seus consumidores, quanto você quer ter de lucro após cobrir todos os custos?
Veja também: Como fazer distribuição de lucros: 4 dicas para não errar
Passo 7 - Calcule o índice Markup
A sétima etapa de como calcular o preço de venda consiste em calcular o índice Markup.
Trata-se de um multiplicador que será aplicado sobre o custo de aquisição ou produção de determinada mercadoria.
Para encontrar o Markup, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
- Markup = 100 / [100 - (%DV + %DF + %ML)]
Sendo:
- 100: percentual do preço unitário total da venda;
- DV: despesas variáveis;
- DF: despesas fixas;
- ML: margem de lucro.
Exemplo
Imagine que a mercadoria que você pretende comercializar tem um custo direto de R$ 150. As suas despesas fixas representam 25% desse valor, enquanto as despesas variáveis equivalem a 15%. A margem de lucro que você deseja obter sobre esse valor é de 20%.
Ao jogar tudo isso na fórmula, temos:
100 / [100 - (15 + 25 + 20)]
100 / [100 - 60]
100 / 40 = 2,5
Após calcular o índice Markup, multiplique-o pelo seu custo direto. De acordo com o nosso exemplo, o preço a ser cobrado deve ser de R$ 375 para cobrir todas as despesas e ainda obter o lucro desejado.
Este vídeo do Sebrae Talks tem mais dicas que vão te ajudar a definir os preços de seus produtos ou serviços, confira:
Bom, ficou claro o nosso passo a passo de como fazer o preço de venda? Implemente essas etapas no seu modelo de negócio e defina preços justos e competitivos para os seus produtos.
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