Marketing para varejo: 8 dicas poderosas para alavancar os resultados da sua empresa
Vender diretamente para o público, seja em uma loja virtual ou em ponto de vendas físico é um grande desafio nos dias de hoje.
Você atua no ramo varejista e está enfrentando dificuldades para conquistar mais clientes, divulgar a sua marca e se destacar no mercado?
Se sim, saiba que essa situação está afetando muitos outros empreendedores como você. Mas a boa notícia é que você clicou no artigo certo.
Você já ouviu em marketing para varejo?
Trata-se de um conjunto de estratégias que visam estimular certos comportamentos e sentimentos nos consumidores de modo a fazer com que eles comprem os produtos de determinada marca.
Além disso, o marketing varejista serve também para fortalecer a imagem da empresa, desenvolver um relacionamento duradouro com seu público, afirmar um posicionamento diferenciado e levar a marca ao conhecimento de mais pessoas com potencial de se tornarem clientes.
Nas próximas linhas desse conteúdo, você vai conferir 8 dicas de estratégia com foco no marketing para varejo:
- Esteja presente nas redes sociais;
- Aposte no marketing de influência;
- Pratique o marketing de conteúdo;
- Faça disparos de e-mail marketing;
- Ofereça estímulos sensoriais aos consumidores;
- Faça uso do cross merchandising;
- Busque agregar serviços aos seus produtos;
- Crie um programa de fidelidade.
Continue a leitura e saiba que medidas você pode implementar na sua empresa para alavancar os seus resultados.
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8 estratégias de marketing para varejo que você precisa conhecer
Quando o marketing para varejo é bem planejado e executado, ele é capaz de atrair novas oportunidades de negócio, promover sua marca e seus produtos, fidelizar os clientes e te fortalecer no mercado.
Confira a seguir 8 estratégias poderosas de marketing para varejo que você pode adotar no seu modelo de negócio. Verifique quais são as mais adequadas para sua empresa e trate de colocá-las em prática o quanto antes!
1 - Esteja presente nas redes sociais
A primeira dica de marketing para varejo consiste na criação de um perfil para a sua marca nas principais redes sociais. Esses espaços são importantes para engajar o seu público-alvo e desenvolver um relacionamento com eles.
Com uma sólida estratégia de conteúdo para as redes sociais, a sua marca passará a ser conhecida por mais pessoas e se tornar referência no seu ramo de atuação.
Veja mais: Como divulgar minha empresa na internet? Confira 4 estratégias que funcionam
2 - Aposte no marketing de influência
As redes sociais deram espaço para o surgimento do marketing de influência.
Basicamente, esse segmento do marketing utiliza os influenciadores digitais para promover os seus produtos para os seguidores deles. Estes, por sua vez, fazem parte do público que a sua empresa deseja atingir.
Com esse tipo de estratégia, a sua marca consegue se fortalecer nesse ambiente de redes sociais.
3 - Pratique o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma outra vertente que também pode ser implementada no seu modelo de negócio varejista.
Procure produzir conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo e que desperte o interesse dos seus consumidores. Esses conteúdos podem ser artigos no blog da empresa, infográficos, webinars, e-books, vídeos etc.
O marketing de conteúdo serve para atrair, nutrir e educar os leads durante a jornada de compra e se posicionar como autoridade nos assuntos aos quais sua empresa se dedica.
Leia mais: Marketing digital para MEI: 5 dicas para divulgar sua marca no ambiente online e impulsionar as vendas
4 - Faça disparos de e-mail marketing
O e-mail marketing ainda é uma importante ferramenta de marketing para varejo.
Com disparos bem planejados, você pode enviar os conteúdos que você produziu para conduzir seus leads pelo funil de vendas e mostrar ofertas, lançamentos e eventos que possam interessá-los.
5 - Ofereça estímulos sensoriais aos consumidores
Se você possui uma loja física, não deve subestimar o poder do marketing sensorial. Procure adotar medidas que impactem os sentidos dos consumidores, como as cores utilizadas, a disposição os produtos, o aroma da loja, a música ambiente etc.
Tudo isso pode influenciar a experiência do consumidor e a sua decisão de compra.
6 - Faça uso do cross merchandising
O cross merchandising é uma estratégia de marketing para varejo em que os produtos complementares são colocados próximos um dos outros para provocar o consumidor a fazer associações e aumentar o seu ticket médio.
7 - Busque agregar serviços aos seus produtos
Outra boa estratégia de marketing que as empresas varejistas costumam adotar é agregar serviços aos seus produtos. Uma loja de tintas, por exemplo, pode oferecer os serviços de pintor para os seus consumidores.
8 - Crie um programa de fidelidade
Encerrando nossas dicas de marketing para varejo, crie um programa de fidelidade e ofereça vantagens para os consumidores a cada meta de pontos que eles atingirem.
Dicas de como aumentar vendas em sua loja nunca são demais, por isso, selecionamos este vídeo do Felipe Leão, do Viver de Loja, para você:
Saiba mais: Como criar um plano de marketing para micro e pequena empresa em 5 passos
Conta pra gente: o que você achou das dicas de marketing para varejo que citamos aqui? Coloque-as em prática na sua empresa e alavanque seus resultados.
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