Quanto custa abrir uma empresa?
Você sabe quanto custa abrir uma empresa? Essa, sem dúvida alguma, é uma das perguntas mais frequentes entre todos aqueles que estão pensando em empreender. Ao contrário do que se imagina, começar um negócio vai muito além de encontrar um bom ponto comercial, contratar funcionários e comercializar produtos ou serviços.
Quem está em busca de saber como abrir uma empresa, também precisa compreender que além desses e de vários outros processos, também há custos envolvidos para tornar realidade o sonho de ser dono do próprio negócio.
No Brasil, os custos para abrir uma empresa variam de acordo com a natureza da atividade, regime tributário e localidade do negócio, já que cada estado possui suas próprias exigências e taxas.
Neste artigo você vai saber quanto custa tirar o sonho de empreender do papel e compreender como um serviço de contabilidade online pode te ajudar nesse processo. Acompanhe.
Afinal, quanto custa abrir uma empresa no Brasil?
Conforme mencionamos anteriormente, o custo para abrir uma empresa pode variar em função de alguns fatores. Um deles, inclusive, diz respeito à atividade econômica da empresa, ou seja, a atividade principal e/ou secundária que gera receita para o empreendimento.
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) deve ser escolhido no momento da abertura do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e influencia diretamente nos gastos com documentações iniciais que a empresa deve apresentar para iniciar suas atividades.
Além disso, também é preciso considerar o tipo de empresa que se pretende iniciar, se MEI (Microempreendedor Individual), EPP (Empresa de Pequeno Porte), LTDA (Sociedade Limitada), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), entre outras.
A natureza jurídica da empresa deve ser escolhida com base no tipo de sociedade e faturamento do empreendimento. Se você quer saber como abrir uma empresa, vale destacar que esse também é um fator importante a considerar, pois impacta diretamente no valor do capital social e no valor do registro de contrato social.
Como você já deve ter percebido, a resposta para a pergunta “como abrir uma empresa” não é tão simples como parece. Dependendo do tipo e porte da empresa, um CNPJ pode custar entre R$ 500 e R$ 5.000 e geralmente engloba os seguintes gastos iniciais:
- Capital Social;
- Junta Comercial;
- Certificado Digital (para empresas que emitem nota fiscal eletrônica);
- Registro de marca;
- DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais);
- DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Além desses custos com documentação, vale destacar que é preciso incluir na lista os custos iniciais com aluguel, contas de consumo, aquisição de móveis e equipamentos, sistema ERP, contratação de pessoal, entre outros.
Achou tudo muito complicado? Conte com os serviços de contabilidade da Qipu
Agora que você já sabe como abrir uma empresa no Brasil é algo burocrático e que pode custar caro, eis a boa notícia: você pode economizar tempo e dinheiro com os processos de abertura com os serviços de contabilidade online de Qipu.
Com os serviços da Qipu, você abre a sua empresa sem sair de casa e tem todas as ferramentas necessárias para gerenciar o seu negócio em um só lugar, como aplicativo ERP, emissão de notas fiscais, boletos, envio de faturas, fluxo de caixa, orçamentos, emissão de DAS e muito mais.
Criado para MEIs, freelancers, autônomos e profissionais liberais, o Qipu transforma todo o processo burocrático para abrir um CNPJ em algo prático, simples e rápido. Realize o sonho de empreender com a contabilidade online da Qipu. Conheça nossos planos de abertura.