6 critérios para abrir uma empresa de pequeno porte
Abrir uma empresa de pequeno porte é ideal para quem quer ter o seu próprio negócio, visto que ela garante acesso a benefícios, empréstimos e ajuda a expandir o seu negócio com uma clientela maior.
Assim como os demais tipos, abrir uma empresa de pequeno porte também requer o cumprimento de algumas exigências para que tudo ocorra com o amparo da lei. A seguir, veja quais são eles e abra a sua!
- Faturamento
As EPP (Empresas de Pequeno Porte) têm um faturamento anual que varia entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões ao ano. Se o seu rendimento está abaixo dessa quantia, vale investir em uma microempresa.
- Serviços de contabilidade para EPP
Para abrir a sua empresa, você precisará de serviços de contabilidade para EPP que podem auxiliar caso surjam dúvidas durante o processo (que dura cerca de 45 dias, a depender da cidade). Você pode contar com os serviços da Qipu para tornar esse processo muito mais prático!
- Ausência de débitos com o INSS
Além de ter o faturamento mínimo e contratar serviços de contabilidade para EPP, também é necessário que você não tenha débitos com o INSS. Por isso, antes de iniciar os trâmites para a abertura de sua EPP, vale checar!
- Ausência de regulamentação em registros fiscais e capital em órgãos públicos
Você não consegue abrir uma empresa de pequeno porte se tem regulamentação em registros fiscais ou capital em órgãos públicos. Esse é outro aspecto que deve ser checado.
- Sócios, filiais ou subsidiárias no exterior não permitem abertura das EPPs
A presença de sócios, filiais ou subsidiárias no exterior também pode impedir a abertura de sua empresa de pequeno porte. É necessário que ela funcione apenas em território nacional.
- Cooperativas não podem ser EPP
Empresas de pequeno porte também não podem ser cooperativas, ou seja, não podem ser um empreendimento coletivo com fins de prestação de serviço a um determinado grupo, atendendo a uma necessidade social.
Abrindo a sua empresa de pequeno porte: documentos necessários
Se você atende a todos os critérios para ter uma empresa de pequeno porte, agora é hora de separar os documentos necessários. São eles:
- RG do empreendedor;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência dos últimos três meses;
- Comprovante e IPTU do local em que a empresa funcionará;
- Declaração de IR;
- Atividades da empresa;
- Nome fantasia;
- Certidão de casamento (caso seja casado).
O processo de abertura de sua EPP é realizado na Junta Comercial do Estado. Apresentados os documentos, é hora de abrir o seu CNPJ.
Precisando de ajuda? Conte com a Qipu!
A Qipu é uma empresa que presta serviços de contabilidade para EPP e outras empresas - e pode tornar o processo de abertura de sua empresa de pequeno porte muito mais prático. Se você quer acertar de primeira e garantir que a sua empresa seja aberta da melhor maneira possível, navegue pelo site, baixe o app e garanta os melhores serviços de contabilidade para EPP por preços que cabem no seu bolso!