Como abrir uma empresa com agilidade e segurança

Como abrir uma empresa com agilidade e segurança

Teve uma ideia de negócio e decidiu que é hora de empreender?

Parabéns! Tomar uma decisão como essas não é fácil e demanda muita coragem e vontade de vencer.

Mas você já sabe como abrir uma empresa? Conhece todos os detalhes desse procedimento?

Afinal, por mais que você se sinta capaz a de gerenciar uma micro ou pequena empresa, a burocracia faz parte do jogo!

E você terá que encarar esse desafio, querendo ou não.

Por isso, contar com um bom serviço de contabilidade é fundamental. Com certeza ele agilizará todos os procedimentos para abrir uma empresa com segurança e agilidade. Mas, antes de contratar esse tipo de serviço, é importante que você saiba o que ele deve fazer por você.

Confira neste post!

Confira também: Contabilidade Online X Contabilidade Tradicional: qual usar?

Como abrir uma empresa, afinal?

O processo de abertura varia conforme cada tipo de empresa e o estado onde ela está sendo estabelecida. Mas, no geral, existem quatro etapas necessárias para que uma empresa possa sair do papel:

     
  • o registro na Junta Comercial;
  •  
  • ter um CNPJ;
  •  
  • realizar a Inscrição Municipal;
  •  
  • fazer a Inscrição Estadual.

Abrir uma empresa simboliza um grande passo para o seu negócio. Mas antes que essa decisão seja tomada, é necessário que você defina algumas características da sua futura empresa

Não tem com o registrar uma empresa sem antes definir o formato jurídico e o regime tributário, por exemplo.

Depois que você definir como será a sua empresa, é hora de contratar um serviço de contabilidade confiável para continuar com as etapas de abertura. A sua contabilidade tem a função de te guiar em cada procedimento, para que assim a sua empresa comece a atuar de forma legalizada.

E você sabia que essa empresa de contabilidade que vai te mostrar como abrir uma empresa também pode ser online? Isso traz uma série de vantagens na gestão financeira do seu negócio, como agilidade de comunicação e custos mais acessíveis, entre diversas outras.

Saiba mais sobre isso aqui: O que é contabilidade online, como funciona e 10 vantagens

Os procedimentos para abrir uma empresa

Os procedimentos para abrir uma empresa podem variar muito. Conforme cada tipo de empresa e do estado onde ela está sendo estabelecida, alguns detalhes podem ser diferentes.

Mas, de forma geral, existem quatro etapas básicas necessárias para que uma empresa possa finalmente sair do papel e você realize seu sonho de se tornar um empreendedor e ter seu negócio próprio.

Por isso, preparamos algumas dicas de como abrir uma empresa, resumindo essas 4 importantes etapas.Mas, ante de conferir essas informações, assista a este vídeo do Sebrae:


Os 4 passos principais de como abrir uma empresa

1. Registro na Junta Comercial

Assim como uma casa necessita de uma escritura, uma empresa precisa de um registro legal para simbolizar a sua existência.

No caso de uma ME ou EPP, esse registro é feito na Junta Comercial.

Para obter o registro é preciso apresentar os seguintes documentos na Junta Comercial:

     
  • um contrato social, no caso de uma LTDA;
  •  
  • o requerimento de empresário;
  •  
  • a cópia dos documentos do empreendedor e, quando for necessário, também de seus sócios;
  •  
  • além de alguns documentos específicos de cada Junta Comercial.

2. Obter o CNPJ

O Cadastro de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é a identidade da sua empresa.

A obtenção do CNPJ é obrigatória para que uma empresa possa exercer suas atividades. Isto é: não tem como abrir uma empresa sem contar com um CNPJ.

Para realizar seu pedido, é necessário acessar o sistema da Secretaria da Receita Federal. Com o CNPJ em mãos você poderá escolher o setor e as atividades que a sua empresa irá prestar.

3. Fazer a Inscrição Municipal

Da mesma forma que o CNPJ é a identificação Federal de sua empresa, a Inscrição Municipal simboliza a identificação de uma empresa e a autorização para o seu funcionamento em um determinado município.

A emissão de notas fiscais, por exemplo, só é liberada a partir do momento em que a Inscrição Municipal é validada. Em diversos municípios a Inscrição Municipal é gerada automaticamente após o registro na Junta Comercial.

4. Providenciar a Inscrição Estadual

Além de uma maneira de se identificar para o município e para a Receita Federal, sua empresa precisa agora se regularizar perante as autoridades do seu estado.

Empresas do setor de comércio, fabricação ou de serviços e que fornecem mercadorias precisam ter a chamada Inscrição Estadual. Será por meio dessa identificação que sua empresa poderá pagar impostos estaduais, como o ICMS.

Vale lembrar que determinadas atividades necessitam obrigatoriamente de uma Inscrição Estadual. Desta forma é necessário confirmar com o seu contador se as suas atividades escolhidas vão necessitar desta inscrição.

Está pensando em montar o seu negócio próprio, mas ainda está com dúvidas de como abrir uma empresa?

Não se preocupe, o Qipu te ajuda a entender todos os procedimentos para abrir e como registrar uma empresa.

Saiba mais sobre a abertura da sua futura empresa em apenas alguns cliques e descubra se a sua empresa poderá ser optante do Simples Nacional.

Já decidiu qual será o formato jurídico do seu negócio e quer mais dicas dos procedimentos para abrir uma empresa, em cada um dos casos?

Nosso blog tem todas as dicas que você precisa!

Confira mais detalhes de como registrar uma empresa nesses artigos: