Como fazer um orçamento de prestação de serviço: 5 dicas que vão te ajudar a fechar mais negócios

Como fazer um orçamento de prestação de serviço: 5 dicas que vão te ajudar a fechar mais negócios

Uma das características mais desafiadoras dos negócios de prestação de serviços é que muitas vezes eles são personalizados, isto é: cada projeto é completamente diferente dos outros, dificultando que se crie um preço padronizado para suas atividades.

Você sabe como fazer um orçamento de prestação de serviço para os seus clientes?

Como se trata de um documento que vai apresentar para o contratante o valor e os detalhes do serviço que a sua empresa se dispõe a prestar, é importante que seja feito com todo o cuidado.

No entanto, é comum que algumas pessoas que trabalham como prestador de serviço, principalmente os autônomos e liberais, enfrentem certa dificuldade na hora de determinar o preço a ser cobrado de seus clientes.

Essa proposta serve para formalizar as condições em que determinado serviço será realizado bem como o preço que a parte interessa em contratar deverá pagar para ter acesso ao serviço em questão.

Se você vem enfrentando dificuldade na elaboração de proposta orçamentária para os seus serviços, fica tranquilo que vamos te ajudar.

Trouxemos aqui 5 dicas essenciais de como fazer um orçamento de prestação de serviço:

  1. Entenda as características e as necessidades do cliente;
  2. Procure delinear o escopo do projeto;
  3. Defina um cronograma para a execução dos serviços;
  4. Estabeleça o preço a ser cobrado pelos serviços;
  5. Fique atento ao preencher o valor a ser cobrado na proposta orçamentária.

Continue a leitura e saiba como cobrar um preço justo e competitivo e melhorar o seu faturamento.

Leia também: Como fazer preço de venda: 7 passos para precificar seus produtos de maneira justa e competitiva

5 dicas de como fazer um orçamento de prestação de serviços

Para que o seu modelo de negócio possa se desenvolver e se manter financeiramente saudável e sustentável, é extremamente importância que você saiba elaborar um bom orçamento para os seus serviços.

De posse desse documento, seus clientes vão perceber o seu profissionalismo e poderão decidir com mais segurança se fecham ou não contrato com a sua empresa.

Tendo isso em vista, confira a seguir 5 dicas de como fazer um orçamento de prestação de serviço. Siga este passo a passo e defina com mais assertividade o quanto cobrar de seus clientes,

1 - Entenda as características e as necessidades do cliente

Antes de definir o preço dos seus serviços, é necessário que você entenda quais são as características e as necessidades do seu cliente.

Converse com ele e busque compreender com mais clareza o que ele realmente precisa e quanto ele estaria disposto a pagar.

Muitas vezes você acaba incluindo no orçamento coisas que o cliente na verdade não quer, e acaba deixando tudo mais caro sem necessidade. Evite esse erro.

Assim, as chances do seu orçamento ser aceito aumentam consideravelmente.

Veja mais: 10 dicas para ser um bom vendedor e impressionar os clientes

2 - Procure delinear o escopo do projeto

Nesta segunda dica de como fazer um orçamento de prestação de serviço, procure delinear o escopo do projeto no qual você está prestes a embarcar.

Separe um tempo para refletir e analisar como os seus serviços poderão ajudar o cliente a alcançar os resultados que ele espera.

3 - Defina um cronograma para a execução dos serviços

É importante que a sua proposta orçamentária conte com um cronograma bem definido para apontar quando cada etapa do serviço será entregue ao cliente.

Essa prática é importante para que o cliente saiba o que esperar e quais resultados cobrar da sua empresa. O pagamento poderá ser feito a cada entrega ou quando o projeto estiver concluído.

Assim, além de garantir algumas entradas de caixa antes do final do projeto, você também consegue gerenciar a ansiedade do cliente, que passa a ver os progressos do serviço se desenrolando dentro prazos estipulados.

4 - Estabeleça o preço a ser cobrado pelos serviços

Na hora de definir quanto o cliente deverá desembolsar para pagar pelos seus serviços, é importante que o preço cobrado seja justo e ao mesmo tempo competitivo.

Nesse sentido, faça uma pesquisa e avalie qual a média de preço praticada pelos seus principais concorrentes. O valor cobrado não deverá sem nem muito abaixo nem muito acima dessa média observada.

Além disso, é de extrema importância que você considere os seus custos para conseguir executar o serviço, com deslocamento e materiais. E, obviamente, não deixe de colocar nessa equação o tempo e os esforços que serão desprendidos para concluir o serviço contratado.

5 - Fique atento ao preencher o valor a ser cobrado na proposta orçamentária

Na hora de redigir o orçamento, o campo destinado ao preço a ser pago pelos serviços prestados deve ser preenchido com muita atenção. Isso porque um mísero erro de vírgula pode afugentar o cliente.

Se, por exemplo, você errar para menos e depois corrigir o valor para mais, o cliente terá a sua confiança abalada e ficará insatisfeito.

Esse tipo de equívoco demonstra falta de profissionalismo e deve ser evitado na hora de orçar os seus serviços.

Quer mais dicas de como fazer um orçamento de gestão de serviços? Então, dê uma olhada neste vídeo da Field Control:


Bom, o que você achou das nossas dicas de como fazer um orçamento de prestação de serviços?

Coloque em prática na sua empresas essas 5 recomendações para fechar mais negócios e faturar mais.

E se você precisa de uma ferramenta para criação de orçamentos, baixe e cadastre-se no Qipu e utilize a ferramenta de orçamentos!