Empreendedorismo feminino no Brasil: um panorama sobre a presença das mulheres no mercado empreendedor
Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse texto? Clique no play e ouça a matéria:
Felizmente, estamos vivendo um momento em que as mulheres estão cada vez mais ocupando espaços antes dominados por homens. Exemplo disso é a presença crescente delas no mercado empreendedor, com muito sucesso.
O aumento na quantidade de mulheres que decidem abrir o próprio negócio é um movimento que vem ganhando força, o que tende a impactar positivamente a economia do nosso país.
Neste artigo, traçamos um panorama sobre o empreendedorismo feminino no Brasil com base em pesquisas recentes. Continue a leitura para entender como anda o atual cenário sobre essa temática e confira algumas dicas essenciais para as mulheres que querem ser donas de uma empresa.
Leia também: Ideias de negócios para trabalhar em casa: 9 dicas para quem quer empreender
Mulheres empreendedoras: um panorama sobre o cenário atual
Representatividade e empoderamento feminino podem ser consideradas palavras da década. Nos últimos anos, tem-se discutido muito sobre a importância do protagonismo das mulheres nas mais diferentes esferas da sociedade, inclusive na esfera do empreendedorismo.A partir de 2015, que foi quando a crise econômica no Brasil começou a se acentuar, muitas mulheres se viram desempregadas ou viram seus maridos serem demitidos. A solução que elas encontraram para garantir a renda de suas famílias foi empreender.
EBOOK Como fazer abertura de empresas
Uma pesquisa realizada no final de 2018 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostrou que o Brasil possui aproximadamente 24 milhões de mulheres empreendedoras. Este número é um pouco menor que o total de homens empreendedores (cerca de 25 milhões).O que esse estudo mostrou também é que as empreendedoras possuem maior escolaridade que os empreendedores homens.Veja a seguir alguns dados importantes que ajudam a traduzir o atual cenário de empreendedorismo feminino no Brasil.Antes, assista este vídeo do Sebrae e conheça histórias de sucesso de mulheres empreendedoras:
Confira também: As 10 táticas de marketing para MEI que vão fazer de seu negócio um sucesso
Principais dados sobre empreendedorismo feminino no Brasil
- As empresas abertas por necessidade de uma nova renda é maior entre as mulheres do que entre os homens: 44% contra 32%;
- A idade média das mulheres que são donas do próprio negócio é inferior à idade dos homens: 43,8 anos contra 45,3 anos;
- As mulheres empreendedoras possuem escolaridade 16% superior à escolaridade dos empreendedores homens;
- Os rendimentos das mulheres empreendedoras são 22% inferiores ao dos homens donos de negócio;
- 25% das mulheres empreendedoras exercem suas atividades econômicas no próprio domicílio;
- 86,5% dos empreendimentos conduzidas por mulheres apresentam porte menor, com nenhum funcionário contratado;
- As empreendedoras pedem empréstimo nos bancos com menor frequência do que os homens empreendedores;
- O valor médio tomado nos empréstimos por elas é inferior ao valor médio tomado por eles: R$ 67.492,00 contra R$ 80.563,00;
- As taxas de juros cobradas das mulheres são superiores às taxas de juros cobradas dos homens: 34,6% contra 31,1%;
- Já a taxa de inadimplência entre as mulheres empreendedoras é inferior à taxa dos homens: 3,7% contra 4,2%;
- As mulheres que são Microempreendedores Individuais (MEIs) costumam se envolver mais em atividades relacionadas à beleza, moda e alimentação.
Leia também: Porque formalizar microempreendedor individual MEI?
3 dicas essenciais de empreendedorismo para as mulheres
Agora que você já sabe mais sobre o cenário de empreendedorismo feminino no Brasil, confira a seguir algumas dicas fundamentais para as mulheres que querem investir em alguma ideia de negócio e abrir a própria empresa.
1 - Busque o autoconhecimento
A primeira dica para as mulheres que querem empreender é buscar se conhecer, identificar seus talentos e vocações e entender o que te faz feliz. Assim, ficará mais fácil saber em qual atividade econômica investir.
2 - Faça uma pesquisa de mercado
Suponhamos que você, mulher, queira abrir um salão de beleza. Será que o mercado já está saturado demais? O que você poderia oferecer como um diferencial para cativar o seu público? Qual as necessidades do seu público? Quem seriam seus principais concorrentes?Entender o mercado que você quer se inserir é determinante para o sucesso do seu empreendimento.
Este post de nosso blog pode ajudar você: O que é Canvas e como criar um para a sua empresa em 4 passos
3 - Procure ter uma autoestima financeira
A autoestima financeira se refere a ter segurança e autonomia para lidar com o próprio dinheiro. Assumir o controle sobre as finanças do negócio é imprescindível para as mulheres que querem alcançar o sucesso com seus empreendimentos.Procure fortalecer esse aspecto. Seja confiante em relação ao gerenciamento de suas próprias finanças. Isso fará com que você tome melhores decisões sobre a sua empresa.Esse foi o nosso panorama sobre empreendedorismo feminino no Brasil. Apesar dos avanços, ainda há muita coisa a ser feita para que as mulheres possam aumentar sua participação no mercado empreendedor, o que seria muito benéfico para o aquecimento da economia nacional.
Saiba mais: Aprenda como ser um empreendedor de sucesso com 5 frases de grandes líderes
Quer algumas dicas de como fazer o planejamento de seu negócio? Então, use nosso ferramenta gratuita: Plano de Negócio Canvas