Planejamento estratégico para microempresa: saiba por que e como fazer a partir de um passo a passo simples

Planejamento estratégico para microempresa: saiba por que e como fazer a partir de um passo a passo simples

Você já ouviu falar em planejamento estratégico empresarial? Acredita que essa seja uma atividade que microempresas não precisam desenvolver?

Na verdade, o planejamento estratégico não é prerrogativa apenas das grandes corporações. Micro e pequenas empresas também precisam se planejar estrategicamente para alcançar seus objetivos de negócio de maneira mais organizada e eficiente.

Nesse sentido, é necessário saber onde a empresa está, aonde ela quer chegar e como chegar lá.

Se você quer saber mais sobre planejamento estratégico para microempresa, te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo que elaboramos para esclarecer todas suas dúvidas sobre essa importante temática.

Nas linhas a seguir, você vai entender a importância desse documento para empresas de micro e pequeno porte. Além disso, mostraremos também um passo a passo descomplicado de como montar o planejamento estratégico do seu modelo de negócio:

  1. Avalie a atual situação da sua empresa;
  2. Faça um levantamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio;
  3. Estabeleça quais são os objetivos estratégicos da empresa;
  4. Desenvolva um plano de ação;
  5. Defina os indicadores-chave de desempenho para acompanhar a execução do planejamento.
Leia também: Planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas: como fazer em 7 passos

Qual a importância do planejamento estratégico para microempresa?

O planejamento estratégico é um documento em que, com base na missão, na visão e nos valores da empresa, ficam definidas as ações necessárias para que se consiga alcançar determinados objetivos de negócio.

Além disso, é no planejamento estratégico que se estabelece aspectos como o cronograma de implementação do plano, o orçamento disponível (e como ele será alocado) e os responsáveis pela execução e monitoramento das estratégias definidas.

Tendo isso em vista, o planejamento estratégico para microempresas é importante porque servirá como um guia, mostrando os caminhos que devem ser trilhados rumo ao sucesso.

As decisões de negócio tomadas com base no planejamento estratégico e em dados concretos tendem a ser mais assertivas, deixando a empresa menos exposta a riscos que podem prejudicá-la.

A importância do planejamento estratégico também reside no fato de que esse documento favorece o alinhamento entre todos os agentes envolvidos nas atividades da empresa. Isso significa que todos passam a “falar a mesma língua” e a agir de acordo com uma agenda em comum.

Assim, os objetivos de cada área e departamento estarão alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, o que gera uma sinergia positiva!

Sem um planejamento estratégico, a empresa pode acabar não aproveitando o seu verdadeiro potencial e, com isso, perder competitividade, deixando passar oportunidades e não se atendo a ameaças que a rodeiam.

Mas como fazer um planejamento estratégico para microempresas? Por onde começar?

Para ajudar você nessa missão, criamos um passo a passo bastante objetivo, que você pode seguir com facilidade, confira!

Veja também: Como criar um plano de marketing para micro e pequena empresa em 5 passos

Passo a passo: como fazer um planejamento estratégico para microempresa

A elaboração de um planejamento estratégico para microempresa exige que sejam seguidos alguns passos fundamentais. Veja a seguir quais são eles.

Passo 1 - Avalie a atual situação da sua empresa

O primeiro passo para montar um planejamento estratégico consiste em entender onde a empresa está; ou seja, qual a real situação do seu modelo de negócio?

Para isso, deve-se fazer um diagnóstico, buscando levantar informações sobre as finanças, os processos e a estrutura da empresa, bem como a posição dela no mercado em que atua.

Passo 2 - Faça um levantamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio

Buscando analisar os ambientes internos e externos da empresa, utiliza a matriz SWOT para levantar quais são as as Forças (Strengths), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats) relacionadas ao seu negócio.

Passo 3 - Estabeleça quais são os objetivos estratégicos da empresa

Esta etapa do planejamento estratégico se refere aonde você quer chegar com a sua empresa. Ou seja, é hora de definir quais objetivos você considera relevantes para serem alcançados.

Considerando os dois passos anteriores, procure ser realista ao estabelecer os objetivos do negócio. Mantenha o pé no chão e proponha resultados atingíveis.

Passo 4 - Desenvolva um plano de ação

O plano de ação é o que vai esquematizar como as ações estratégicas serão colocadas em prática. O foco está no aspecto operacional do planejamento estratégico; ou seja: o que vai ser feito? por quem vai ser feito? quando vai ser feito? quanto vai custar fazer?

Passo 5 - Defina os indicadores-chave de desempenho para acompanhar a execução do planejamento

Por fim, no seu planejamento estratégico precisa constar quais serão os indicadores-chave de desempenho (KPIs) utilizados para monitorar a execução das ações nele previstas.

Dessa forma, é possível avaliar o progresso dos esforços e implementar os ajustes necessários para potencializar os resultados.

Ainda está em dúvida de como fazer o planejamento estratégico de sua microempresa? Este vídeo do Siteware pode ajudar você, assista. Ele mostra algumas ferramentas bastante úteis na hora de criar seu planejamento estratégico:


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Bom, esse foi o nosso passo a passo de como fazer um planejamento estratégico para microempresa. O que você achou?

Planeje-se estrategicamente e obtenha resultados mais satisfatórios no seu modelo de negócio.

E se você quer mais ajuda para desenvolver esse planejamento do seu negócio, visite nossa área de materiais gratuitos e tenha acesso a e-books e ferramentas como estas: