Como retificar declaração do MEI: os 3 passos fundamentais para evitar problemas com o Fisco

Como retificar declaração do MEI: os 3 passos fundamentais para evitar problemas com o Fisco

Entregou sua DASN-SIMEI (Declaração Anual do MEI) com erros e só notou depois de enviar? A gente vai te ensinar o que fazer e como retificar a sua declaração.

E fique tranquilo! Cometer erros no trabalho, mesmo quando se é empreendedor, acontece…

A Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI) é uma das obrigações recorrentes de quem se enquadra nesse regime, e é muito comum aparecerem dúvidas na hora de preencher esse documento. Para completar corretamente sua DASN-SIMEI, confira nosso post com os principais erros na hora de entregar sua Declaração Anual.

Mas, se mesmo assim você notou alguma falha na sua Declaração, é sempre possível fazer uma retificação, ou seja, corrigir o que já foi enviado.

Esse procedimento é quase tão simples quanto preencher a própria DASN-SIMEI. É preciso apenas fazer uma Declaração Retificadora, e para isso basta marcar a opção “Retificadora” no “Tipo de Declaração”, logo abaixo do campo “Original”, onde você faz sua DASN-SIMEI todos os anos normalmente, e escolher o ano referente.

Dessa forma, você vai realizar novamente todo o procedimento da Declaração, corrigindo o que antes estava errado. Feito isso, não se esqueça de salvar e guardar o comprovante que será emitido.

Quer entender tudo isso melhor? Então, confira o passo a passo que criamos para você!

Leia também: O que acontece quando a Declaração Anual do MEI não é entregue?

Passo a passo: Como retificar declaração do MEI

Você tem ideia de como retificar declaração do MEI?A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) é um documento que deve ser emitido obrigatoriamente pelos cadastrados na modalidade de Microempreendedor Individual. Nele, é necessário conter todos os ganhos brutos da pessoa jurídica no ano anteriorMas e quando o MEI coloca alguma informação errada ou esquece de inserir algum valor? Como proceder?Neste artigo, vamos explicar o que é declaração retificadora do MEI, para que ela serve e como retificar declaração anual do MEI.Continue a leitura para conferir nas próximas linhas quais passos seguir para fazer as correções necessárias e se manter em dia com suas obrigações fiscais.

Saiba mais: Os principais erros na hora de entregar a Declaração Anual do MEI

O que é declaração retificadora do MEI?

Podemos definir o que é declaração retificadora do MEI como um documento que é emitido com o intuito de corrigir uma DASN enviada anteriormente. A declaração retificadora substitui a declaração original que foi gerada com algum erro nos valores da receita bruta total. Esse tipo de declaração também pode ser feita caso o Microempreendedor Individual esqueça de acrescentar algum ganho que ele teve no ano anterior.Retificar a Declaração Anual do MEI é uma prática de extrema importância, pois evita problemas junto à Receita Federal. Caso você deixe de colocar algum valor referente aos seus ganhos no ano anterior, os órgãos fiscalizadores podem entender isso como sonegação fiscal. Isso pode gerar multas altíssimas e colocar a sua empresa em risco.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Passo a passo: como retificar declaração do MEI?

Felizmente, retificar a Declaração Anual do MEI não é uma tarefa muito complexa, principalmente se você mantém as suas notas fiscais bem organizadas durante o ano inteiro.Veja abaixo quais passos de como retificar declaração do MEI você deve seguir para efetuar as correções necessárias nesse importante documento.

Passo 1 - Acesse o Portal do Simples Nacional

O primeiro passo de como retificar declaração do MEI é acessar o Portal do Simples Nacional.Ao abrir a página, vá na aba SIMEI e clique em “Cálculo e Declaração”. Em seguida, uma nova página irá carregar; clique em “DASN SIMEI - Declaração Anual para o MEI” na caixa intitulada Serviços Disponíveis.Na página que carregar em seguida, você deverá informar o seu CNPJ e os caracteres de segurança, conforme na imagem abaixo:

Passo 2 - Selecione o ano a ser retificado

Ao entrar no sistema, você terá duas opções de declaração, a Original e a Retificadora, e os respectivos anos.Na linha referente à declaração Retificadora, escolha o ano que você deseja retificar. Por exemplo, se você quiser corrigir a declaração referente aos ganhos no ano de 2017, selecione a opção “2017”. Veja na imagem:

Passo 3 - Insira as informações corretamente

Agora é a hora de você corrigir as informações referentes ao seu ganho bruto total no ano em questão.Quando terminar de preencher, clique em “Continuar”. Ao fazer isso, um extrato com todas as suas contribuições mensais daquele ano vão aparecer na tela. Clique em “Transmitir” e pronto: sua declaração foi retificada.Você tem a opção de baixar o recibo da retificação para fins de registro ou comprobatórios.Todo esse processo é feito de maneira gratuita. Além disso, podem ser retificadas declarações de até 5 anos.

5 dicas para a declaração anual do MEI

Confira a seguir 5 dicas essenciais para fazer a declaração anual corretamente e evitar ter que fazer futuras retificações.

       
  • 1. Mantenha as suas notas fiscais devidamente organizadas;
  •    
  • 2. Faça um controle financeiro e preencha o seu relatório de receitas mensais;
  •    
  • 3. Mesmo que não tenha havido faturamento no ano em questão, a declaração deve ser emitida;
  •    
  • 4. Evite entregar a declaração anual fora do prazo (até 31 de maio), pois você estará sujeito a multa;
  •    
  • 5. Confira se não há erro de digitação, pois você pode, por exemplo, acabar colocando um “8” no lugar do “9”, já que estes dígitos estão muito próximos no teclado.

Ficou claro como retificar declaração do MEI? Agora que você já sabe o que fazer, poderá ficar em dia com suas obrigações fiscais e evitar dores de cabeça com a Receita Federal.

Veja também este vídeo, de um webinar gratuito da Qipu:

Aproveite e baixe também o nosso e-book gratuito: Declaração Anual MEI