O que é melhor: registro como autônomo ou como Microempreendedor Individual (MEI)?
Algumas pessoas ainda tem dúvidas sobre qual tipo de formalização é melhor: Autônomo ou Microempreendedor Individual (MEI). Esse post traz argumentos de sobra para acabar com essa dúvida. A melhor opção é o registro como Microempreendedor Individual, e com ampla vantagem.
EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos
Veja os principais motivos pelos quais vale mais a pena se registrar como MEI do que como autônomo:
- Autônomo não pode emitir nota fiscal portanto não pode vender para empresas e governo. MEI, pode.
- As linhas de financiamento para autônomo são as mesmas de pessoas físicas com juros maiores e condições de pagamento menos favoráveis. MEIs podem contratar empréstimos melhores por terem CNPJ.
- Autônomos tem mais dificuldade de obter descontos na compra de mercadorias por não serem empresas.
- A contratação de um autônomo por um período longo gera vínculo empregatício e possíveis encargos trabalhistas. Por esta razão os empregadores costumam mudar os seus fornecedores autônomos regularmente. Prestar serviço como MEI não gera vínculo empregatício e com isso o cliente não vê necessidade em mudar de fornecedor.
- Registro do autônomo é mais caro que o do MEI.
- Se for contratar um funcionário os custos são quase os mesmos de uma grande empresa para o autônomo. No caso do MEI o custo é bastante reduzido.
O MEI ainda conta com serviços gratuitos muito úteis para o dia o dia:
- SEBRAE - Atendimento e assistência para toda e qualquer dúvida sobre o seu negócio
- Qipu - o aplicativo gratuito do MEI. Com ele você controla suas despesas, vendas e é avisado das datas e benefícios importantes para manter a sua empresa em dia. Baixe o aplicativo para Android agora mesmo aqui, ou acesse a versão online.
É autônomo e quer saber se você pode ser MEI? Consulte se a sua atividade está na lista das permitidas.