O que é um sistema ERP? Saiba para que serve, como funciona e como escolher o melhor ERP para a sua empresa
Você sabe como funciona um sistema ERP?
Apesar de ser uma das maiores aliadas com as quais uma empresa pode contar, muitos gestores e empreendedores ainda desconhecem essa solução tecnológica e o quanto ela pode beneficiar a gestão de negócios.
Basicamente, o sistema de ERP é uma ferramenta que integra diferentes processos e dados de uma empresa, favorecendo a comunicação entre os setores e a otimização das tarefas, levando à eficiência operacional.
Para entender mais sobre essa solução, continue a leitura e confira:
- O que é um sistema ERP?
- Para que serve o sistema ERP?
- Como funciona o sistema ERP?
- Quais os custos de um sistema ERP?
- Como escolher um sistema ERP para a minha empresa?
Você verá também quais são os tipos de sistema ERP disponíveis no mercado:
- Sistemas ERP legados;
- Sistemas ERP engessados;
- Sistemas ERP BackOffice para e-commerce;
- Sistemas ERP SaaS.
Leia também: 5 excelentes aplicativos para microempreendedor individual GRÁTIS que você pode começar a usar agora mesmo!
O que é um sistema ERP?
Podemos definir o que é um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) como um tipo de software de gestão integrada que tem como finalidade integrar diferentes tarefas e dados sobre a empresa, clientes, fornecedores, vendas, faturamento, estoque, contabilidade, produção etc.
O sistema de ERP torna disponível, em uma única plataforma, várias informações relacionadas aos processos do negócio.
Diferentes tarefas passam a ser executadas de forma automática, otimizando a rotina de trabalho e deixando tudo mais organizado.
Leia mais: Aplicativos para empreendedores: 9 dicas de ferramentas para utilizar a tecnologia a seu favor
Qual a função do sistema ERP?
Para que serve o sistema ERP? Qual a sua função?
O software de ERP tem como principal função qualificar a gestão de negócios. Esse importante recurso tecnológico ajuda gestores e empreendedores a integrar diferentes setores da empresa, como vendas, financeiro, recursos humanos, contabilidade e estoque.
A partir dessa integração, o ERP acaba servindo para deixar os processos mais eficientes. As informações ficam centralizadas e com acesso facilitado, o que garante maior agilidade nas decisões e aumento na produtividade.
Veja também: Lista de ferramentas para home office: 5 apps que você pode usar na sua micro ou pequena empresa
Como funciona o sistema ERP?
O funcionamento do sistema de ERP pode se dar de diferentes formas dependendo dos objetivos da empresa que o implementa.
É possível, por exemplo, que o software de ERP funcione como uma ferramenta de controle das contas a pagar e a receber, acompanhamento dos pedidos e monitoramento das vendas.
Por ter como foco a integração de informações dentro da empresa, o sistema de ERP pode funcionar também como um grande aliado na gestão de estoque, atualizando automaticamente as movimentações de acordo com as vendas.
Ou seja, em vez de cada setor utilizar um sistema de gestão, com o ERP tudo é gerenciado na mesma plataforma.
Quer entender ainda melhor como funciona um sistema ERP? Então, dê uma olhada neste vídeo do Leonardo Morale: Acesse aqui.
Veja mais: Aplicativo de fluxo de caixa: o controle financeiro de sua empresa na palma de sua mão
Quais são os tipos de sistema ERP?
Existem diferentes tipos de sistema ERP que podem ser implementados para promover uma gestão de negócio integrada. São eles:
1 - Sistemas ERP legados
Esse é um tipo mais antigo, um dos primeiros a serem utilizados nas organizações. No entanto, sua tecnologia foi ficando obsoleta com o passar dos anos.
Os ERPs legados não acompanham o desenvolvimento da empresa e é muito difícil encontrar suporte técnico.
2 - Sistemas ERP engessados
Apesar de serem uma opção mais barata, os sistemas ERP do tipo engessado apresentam poucos recursos.
Eles também não acompanham o crescimento do negócio. Isso faz com que, mais cedo ou mais tarde, a empresa precise migrar para outra plataforma.
3 - Sistemas ERP BackOffice para e-commerce
Esse tipo de ERP não oferece funcionalidades que contemplem a área fiscal e contábil da empresa.
4 - Sistemas ERP SaaS
Esse é um formato de Software as a Service. A empresa assina os serviços de uma plataforma de ERP que opera totalmente na nuvem.
A principal vantagem é que não precisa arcar com custos de servidores e instalação de uma infraestrutura de TI. Além disso, todos os dados da empresa ficam armazenados com mais segurança.
Qual o custo de um sistema ERP?
O custo de um sistema de ERP pode variar bastante dependendo da quantidade de recursos que são disponibilizados para os usuários e das personalizações que são feitas para atender a necessidades específicas.
É possível encontrar soluções de ERP gratuitas e capazes de atender plenamente suas expectativas, especialmente se você for um micro ou pequeno empreendedor.
O app Qipu é uma excelente opção de aplicativo gratuito e você pode, ainda, contar com os serviços de contabilidade online, escolhendo um plano sob medida para sua empresa.
Como escolher um ERP para minha empresa?
Agora que você já sabe o que é um sistema ERP, como ele funciona, os diferentes tipos e quanto ele pode custar, é hora de conferir como escolher a melhor solução de ERP para a sua empresa a partir das seguintes dicas:
- Pesquise ERPs com funcionalidades voltadas para o seu nicho;
- Prefira um ERP adequado para o tamanho da sua empresa;
- Verifique a reputação da empresa de ERP e os clientes que ela atende;
- Opte por uma plataforma com um bom serviço de atendimento e suporte;
- Avalie o custo-benefício do ERP.
Depois de escolher seu ERP, como implantá-lo em seu negócio?
Este vídeo do canal Mestre do ERP pode te ajudar: Confira.
Saiba mais: A gestão financeira para MEI pode ser simples, basta seguir estas dicas
Bom, espero que tenha ficado claro o que é um sistema de ERP. Utilize as dicas que trouxemos aqui para escolher um ERP para sua empresa e otimizar a gestão de negócio.
O Qipu, além de uma excelente contabilidade online para sua empresa, também conta com um app gratuito, um ERP para gerenciar seu negócio, conheça agora: Qipu
E se você quer mais algumas ferramentas para manter os dados da sua empresa sob controle, baixe agora estes materiais gratuitos: