Perdi o prazo para pagamento do DAS e agora?

Perdi o prazo para pagamento do DAS e agora?

O MEI (Microempreendedor Individual) é toda pessoa física que trabalha por conta própria e decide se regularizar. O MEI é cadastrado no Simples Nacional, desta forma suas obrigações legais são recolhidas através do DAS - Documento de Arrecadação do Simples. A guia do DAS vence no dia 20 de cada mês e deve ser paga independente  se houver ou não houver receitas para a empresa. Mas o que acontece se o prazo de pagamento passar?

Atraso no pagamento do DAS

Caso o MEI não efetue a regularização dos débitos no prazo estipulado, ele ficará ficará inadimplente junto à Receita Federal. Além disso, com o DAS em atraso o MEI não estará contribuindo para a obtenção dos seus benefícios.

Consequência da inadimplência

O atraso no DAS impede que o MEI consiga gerar a Certidão Negativa de Débitos. Este documento é exigido quando uma pessoa precisa realizar algum procedimento junto à Receita Federal, a contratação de financiamentos e empréstimos, ou a aquisição de imóveis, por exemplo.

Perdeu o prazo para o pagamento do DAS? Como regularizar?

O atraso no DAS implica na geração de juros e multas. A multa diária é de 0,33%, limitada a 20%. Já os juros são calculados pela taxa Selic, sendo de 1% por mês em atraso.

Está com o DAS em atraso? Emita o seu DAS através do Qipu em apenas alguns cliques. Para emitir os seus boletos atualizados é fácil: basta que você atualize o seu histórico para conferir a guia com a nova data e valores.

Além de gerar o seu boleto do DAS, você MEI pode contar com um serviço de contabilidade especializado no seu tipo de empresa.O serviço Contabilidade MEI possui ferramentas exclusivas, como o preenchimento e envio da Declaração Anual, uma calculadora para te ajudar a realizar o seu IRPF, a verificação do seu histórico de DAS para saber se está tudo em ordem, e um chat exclusivo para que você tire suas dúvidas contábeis sempre que precisar.