Como fazer parcelamento do MEI em até 60, 120 ou mesmo em 145 vezes

Como fazer parcelamento do MEI em até 60, 120 ou mesmo em 145 vezes

Está com dívidas referentes aos pagamentos dos DAS do MEI?

Você sabe que para regularizar sua situação e continuar usufruindo dos benefícios de ser um Microempreendedor Individual você terá que quitar todos esses débitos.

Em alguns casos, o montante pode ser considerável.

Mas a boa notícia é que o Governo Federal desenvolveu diversos programas para ajudar você a colocar essas pendências em ordem. São três opções de parcelamento que podem garantir, dependendo do caso, que você pague sua dívidas em até 145 parcelas.

E mais, há redução considerável de multas e também de juros!

Veja neste conteúdo como fazer para conseguir algum desses parcelamentos.

Você vai ver que a quitação desses débitos e a regularização do seu MEI pode ser mais fácil do que você imagina!

Leia também: Perdi o prazo para pagamento do DAS e agora?

Como o Portal do Simples Nacional pode te ajudar?

Por meio do Portal do Simples Nacional é possível fazer o parcelamento de suas pendências. E fique atento: caso seus débitos não sejam regularizados, o seu CNPJ pode ser cancelado e a operação de seu negócio será inviável.Assim, evite esse problema. Para isso, basta que você saiba parcelar suas dívidas escolhendo uma das opções oferecidas no Portal do Simples nacional.Por isso, se você possui pendências relacionadas ao DAS, não perca mais tempo!Como dissemos, agora é possível realizar o parcelamento do MEI. Mas é preciso que você tome as providências necessárias o quanto antes.Dessa forma você fica em dia com suas obrigações e pode crescer com a sua empresa sem ter dores de cabeça. Vale a pena, não?

Veja em nosso blog: Como MEI declara imposto de renda: guia prático e completo

Como fazer parcelamento do MEI?

Atualmente existem três possibilidades para fazer parcelamento do MEI, de forma ágil e online:

     
  • A primeira é o “Parcelamento - Microempreendedor Individual” convencional.
  •  
  • A segunda é o “Parcelamento Especial - Microempreendedor Individual”, mas, nesse caso, só podem ser parcelados débitos até maio de 2016.
  •  
  • A terceira é o “Programa Especial de Regularização Tributária - PERT-MEI”, no entanto, ele só aceita débitos vencidos até o mês de novembro de 2017.

Veja, a seguir, como parcelar dívida do MEI nesses três casos. Fique atento, porque cada um deles exige que você cumpra certas condições específicas.

Posso parcelar o DAS desde qual período?

Como dissemos, existem três opções de parcelamento, cada uma delas contemplando diferentes datas de início dos débitos.Veja quais são elas:O Parcelamento Especial - Microempreendedor Individual, em 120 vezes e o Parcelamento - Microempreendedor Individual, em 60 vezes. Há ainda uma novidade mais recente, o Programa Especial de Regularização Tributária - PERT-MEI, que oferece muitas opções de pagamento, todas bastante vantajosas para o Microempreendedor Individual:

     
  • Parcelamento em 145 vezes, com 80% de desconto nos juros e 50% de desconto na multa.
  •  
  • Parcelamento em 175 vezes, com 50% de desconto nos juros e 25% de desconto na multa.
  •  
  • À vista, com de desconto de 90% nos juros e 70% de desconto na multa.

Excelente, não?

Saiba mais: Conheça o PERT: Programa Especial de Regularização Tributária

Mas, lembre-se que existem certas condições para poder escolher cada uma dessas opções de parcelamento de suas dívidas do MEI.Portanto, repetimos: Optando pelo parcelamento em 120 vezes, o MEI poderá parcelar somente boletos anteriores a maio de 2016. Já o parcelamento em 60 vezes engloba todos os débitos que o microempreendedor possui. E, no caso do PERT-SN, só vale para dívidas em aberto até novembro de 2017.

EBOOKS E PLANILHAS: Conheça nossa página de materiais gratuitos

Onde solicitar o parcelamento do MEI?

O parcelamento do DAS pode ser feito a qualquer momento e deverá ser solicitado no Portal do Simples Nacional. Existe também a opção de fazer isso através do Portal do e-CAC.Para ambos os casos será preciso ter um certificado digital em dia ou providenciar um código de acesso.

O que é necessário para fazer o parcelamento?

Para que o MEI realize o parcelamento de seus débitos, será necessário apresentar a Declaração Anual do MEI relativa aos anos que serão apurados para o parcelamento.Sem isso, não há como calcular os débitos.

Como parcelar dívida do MEI no Portal do Simples Nacional passo a passo

Veja como fazer o parcelamento do MEI:

     
  • Entre no Portal do Simples Nacional
  •  
  • Passe o mouse sobre o menu flutuante “Simei Serviços” e escolha a opção “Parcelamento”
página Simples Nacional


     
  • Na tela que vai aparecer, clique na opção desejada: Programa Especial de Regularização Tributária - PERT-MEI, Parcelamento Especial - Microempreendedor Individual ou Parcelamento - Microempreendedor Individual
  •  
  • Siga as instruções de cada opção escolhida
  •  
  • Caso tenha certificado digital, use-o para continuar sua solicitação
  •  
  • Se não, crie um código de acesso, clicando no link em verde "Clique Aqui”
Leia também: O que é código de acesso Simples Nacional? Para que serve? Como fazer para conseguir gerá-lo?

Ainda com dúvidas de como parcelar dívida do MEI? Não se preocupe. O Simples Nacional criou um guia que explica como fazer o parcelamento do MEI.Confira aqui: Manual de Parcelamento de Débitos do MEIVocê sabe como fazer a Declaração Anual do MEI, necessária para o parcelamento? Então, baixe nosso e-book gratuito: Como fazer a Declaração Anual do MEI