Home / Dicionário de Contabilidade / O que significa código de acesso do Simples Nacional?

O que significa código de acesso do Simples Nacional?

O código de acesso ao Simples Nacional é uma chave importante que abre as portas para quem é um empresário eusa o regime tributário do Simples Nacional. O código de acesso do Simples Nacional é formado por uma sequência de números que permite aos usuários do sistema ter acesso a todas as funcionalidades eletrônicas online referentes a essa modalidade de empresa, disponibilizadas pela Receita Federal, que é, aliás, o órgão responsável por gerar esse código.

Ficou claro para você o que significa código de acesso ao Simples Nacional

Neste post, além de ver mais detalhes para compreender a fundo o que é código de acesso do Simples Nacional, você verá também um passo a passo de como gerar esse número!

Leia também: O que é Super Simples Nacional? Como Funciona?

O que significa código de acesso ao Simples Nacional?

O código de acesso do Simples Nacional, ou apenas Código do Simples Nacional, é uma senha utilizada por MEIs, MEs e EPPs para consultar documentos ou até mesmo processos realizados pela contabilidade. Especificamente para o MEI, o código de acesso serve para verificar pendências, retirar os extratos de pagamento do DAS e solicitar o parcelamento dos impostos em atraso. A geração do código é feita muitas vezes pelo seu serviço contábil, mas pode ser realizada por meio do site do Simples Nacional. Portanto, se você se pergunta qual é o código de acesso do Simples Nacional, entenda que não se trata de um código que pode ser usado de forma aleatória por qualquer empresa. É necessário gerar o código específico para a sua empresa. Agora que você já sabe o que significa código de acesso do Simples nacional, veja como gera o seu!

Como gerar o código de acesso ao Simples Nacional?

  • Acesse o Portal do Simples Nacional.
  • No fim da página, siga as instruções desta frase: Caso você não tenha o Código de Acesso ou precise alterá-lo ou se esqueceu, Clique Aqui. Vai se abrir uma página como esta:
  • Em seguida, vá preenchendo os dados, conforme forem solicitados. São informações como CPF, Título de Eleitor e outras.
  • Depois de verificar se as informações estão corretas, os sistema gerará o seu código de acesso ao Simples Nacional.
  • Ela será apresentada como nesse modelo, em vermelho:

Pronto, agora você sabe o que é código de acesso do Simples Nacional, que tal, então, aprender como emitir notas fiscais de serviço e começar a fatura com sua empresa? Baixe nosso e-book gratuito: Como emitir Notas Fiscais de serviço?

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO | Ou acesse a versão web